Um homem que se preze sabe muito bem que, num jantar de respeito, o ambiente conta tanto quanto o vinho, o prato e a companhia. Para saber se a comida e o vinho irão cair bem é necessário esperar até o dia seguinte -- já a companhia, por outro lado, às vezes leva anos para se revelar.
O fato é que alguns restaurantes são sediados em locais extremamente privilegiados, a ponto do freguês nem fazer tanta questão de comer diante da vista que eles proporcionam. Imagine como seria poder apreciar um bom vinho francês com a vista de Paris a partir do topo do Arco do Triunfo? Ou quem sabe acima do Palazzo Vecchio na romântica Florença?
Foi dessa ideia que nasceu um novo conceito gastronômico, o The Cube. Para comemorar seus 90 anos de expertise profissional, a Electrolux abriu um restaurante temporário que irá passar por vários pontos da Europa. O primeiro local a receber o Cube foi o Parc du Cinquantenaire, em Bruxelas, Bélgica, no dia 1º de abril de 2011. Ao longo deste ano, o conceito já chegou a Londres (próximo a London Eye), Milão (Piazza del Duomo) e Estocolmo (Royal Opera House) , e ainda deverá visitar a Rússia e a Suíça, embora a empresa de eletrodomésticos ainda não tenha divulgado os pontos exatos.
Como se não bastasse, a cozinha é visível ao centro do Cube, o que permite ver os chefs mostrando seu talento e explicando algumas de suas técnicas. O princípio do restaurante é dar a sensação de estar “cozinhando para amigos”, em vez daquela bajulação falsa que vemos em muitas casas tradicionais. De quebra, quando o jantar é servido, a mesa simplesmente desce do teto até uma altura confortável para os convidados, retornando à posição inicial após a reunião.
Não se pode dizer que os preços são uma “facada”, uma vez que quem converte não se diverte, como diz o bordão popular entre viajantes. O almoço sai a 175 libras por pessoa, enquanto o jantar custa 215 libras -- as reservas podem ser feitas com até quatro semanas de antecedência pelo site. Além do visual deslumbrante, a experiência pretende surpreender e inspirar os 18 convidados por ocasião com gostos fantásticos, sugestões gastronômicas e dicas de alguns dos melhores chefs do mundo. Entre eles, já passam grandes nomes como Bart de Pooter e Sang-Hoon Degeimbre, ambos com 2 estrelas Michelin no currículo, que participaram da ação em Bruxelas.
Servindo refeições duas vezes ao dia, entre 12h30-15h e 18h-23h, o Cube passará apenas três meses em cada lugar -- em Milão o restaurante já foi fechado. É uma ótima pedida para os brazucas que estão circulando a esmo pelo velho continente em busca de experiências incríveis!