Quem nunca sonhou em dormir num submarino de vez em quando?
Tá certo, esse não é um dos sonhos mais populares para os brasileiros. Mas, pelo visto, apenas observar peixinhos num aquário não é suficiente pra deixar os suecos relaxados o bastante.
Muito além de um hotel, o Utter Inn é um conceito de arte feito para servir ao público. A hospedagem traz um único quarto a três metros abaixo da superfície do lago Mälaren, em Västerås, Suécia.
Criado por Mikael Genberg, um artista e escultor local, a hospedagem dá vida a um dos sonhos mais tradicionais da região: uma pitoresca casinha vermelha com janelas brancas numa ilha privativa. Além disso, o ambiente traz visão panorâmica de 360º para as belezas do fundo do lago.
Ao passar a noite no quarto submerso com duas camas e uma mesa, o visitante tem a nítida sensação de estar num aquário sendo observado pelos peixes. Sempre muito educados, os suecos dificilmente irão lhe incomodar passeando de barco perto do quarto que você reservou.
A diária gira em torno de 165 dólares, e os convidados do Utter Inn também podem desfrutar de um passeio de bote inflável: eles são levados a um quilômetro da instalação, recebem instruções e depois é por conta dos pombinhos!
Conhecido por criar residências alternativas, Genberg coleciona outras “obras” ousadas. Entre elas estão o Hotel Pica-pau, ou Hotell Hackspett, construído na árvore mais alta do Vasa Park, a 13 metros de altura; e o outro é uma casa de campo na Lua representativa do Sistema Solar Sueco (SSS). O projeto é o maior modelo em escala do universo do mundo, e foi instalado em diversos pontos de Estocolmo -- seu objetivo é dar uma breve noção das enormes distâncias no espaço.