Tão logo o muro de Berlim começou a ser derrubado, mais precisamente em 09 de novembro de 1989, a Rússia passou por um processo de transformação que fez com que Moscou deixasse de ser a capital da União Soviética para se tornar a cidade dos novos bilionários. Para um lugar que permaneceu anos praticamente fechado ao turismo estrangeiro, a capital russa tornou-se um destino bastante diversificado.
Mas como o idioma local não é simples de ser aprendido rapidamente, fora o quase indecifrável alfabeto cirílico, a contratação de um guia se faz necessária. Mas se você tem espírito aventureiro e não gosta de depender de ninguém, informe-se bastante antes de desbravar Moscou em 48 horas.
1º dia
Praça Vermelha
Faça da Praça Vermelha o ponto de partida do tour. Situada entre as muralhas do Kremlin, o Museu Histórico Nacional e o Shopping Gum (Glavny Universalny Magazin), o principal cartão postal moscovita foi criado pelo czar Ivan III, no século 15, quando ordenou que fossem demolidos todos os prédios ao redor da sede do governo, com a finalidade de criar uma área livre, destinada a funcionar como mercado.
É interessante mencionar que o nome da praça não se deve à cor predominante dos prédios em volta, muito menos ao comunismo, mas sim à origem da palavra russa krasnaya, que significa tanto vermelho quanto bonito. A beleza do Kremlin, sede do governo russo e Patrimônio Mundial da Unesco, impressiona e certamente renderá fotografias inesquecíveis. A região concentra importantes construções, como os palácios das Facetas, dos Terems, do Arsenal, Estatal, do Entretenimento, além do Grande Palácio do Kremlin e das igrejas e catedrais.
Endereço: Krasnaya Ploshchad, S/N
Metrô: Linha Vermelha, direção South West, estação Ryad
Mausoléu de Lênin
Outra grande atração é o Mausoléu de Lênin, onde os visitantes podem observar o corpo mumificado do líder da Revolução Russa. Ao lado, encontram-se as lápides de antigos presidentes da União Soviética, como Joseph Stalin e Leonid Brejnev, e do cosmonauta Yuri Gagarin. O sarcófago de Lênin é mantido em temperatura de 16 ºC e foi conservado com álcool, quinina, acetato de potássio, glicerol, água destilada, e fenol.
Endereço: Krasnaya Ploshchad, S/N
Metrô: Linha 1, estação Ryad
Teatro Bolshoi
Após seis anos de reformas e 500 milhões de euros de investimento, o teatro Bolshoi, fundado em 1780, abriu suas portas novamente. Os trabalhos de renovação do espaço também tiveram como objetivo restaurar a acústica original do prédio, prejudicada pelas obras do Metrô na década de 1930. Há sempre espetáculos aos sábados e domingos.Uma curiosidade é que o Bolshoi possui uma única filial de sua escola de balé fora da Rússia, mais precisamente em Joinville, Santa Catarina.
Endereço: Theatre Square (Praça do Teatro), Nº 1
Telefone: +7 (499) 250-73-17
Site: www.bolshoi.ru/en
Metrô: Linha 2, estação Teatralnaya
2º dia
Shopping Gum
Outro local que sofreu forte transformação foi o Shopping Gum. Durante o regime socialista, o espaço era tomado por uma multidão, que formava filas quilométricas para a compra de alimentos e utensílios do dia a dia. Para se ter uma ideia da magnitude do Gum, em 1917, ano da Revolução Russa, o complexo contava com 1.200 lojas. Na nova realidade do capitalismo selvagem, o shopping tornou-se um centro de compras cosmopolita, que abriga inúmeras lojas de grife, joalherias e até redes de fast food. No entanto, a fachada original continua intacta.
Endereço: Lado leste da Praça Vermelha
Metrô: Linha 3, estação Ploshchad Revolyutsii
Telefone: tel: +7 (495) 78-84-343
Site: www.gum.ru/en/
Kremlin
Patrimônio Mundial da Unesco, o Kremlin, sede do governo russo, é uma grande fortaleza que conta com 20 torres, sendo a principal delas a Torre do Salvador. Um dos maiores símbolos de poder da história da humanidade, o palácio foi a central de comando da antiga União Soviética nos sombrios tempos de Guerra Fria. Até hoje, muitas áreas são restritas aos turistas, mas muitos de seus imponentes monumentos podem ser apreciados. Dentre os quais, destaca-se o Arsenal, onde estão em exibição coroas, roupas, jóias e pertences dos czares, além da praça das Catedrais.
Endereço: Sobornaya Ploshad, nº 103073 - Kremlin
Telefone: +7 (495) 921-47-20
Metrô: Linha 4, estação Alexandrovsky Sad
Krasny Oktyabr
Moscou já teve sua “fantástica fábrica de chocolate”. Localizada em uma ilha na direção contrária ao Kremlin, o Krasny Oktyabr é um simpático complexo industrial que se transformou em reduto cultural. O local, que não mais produz doces, conta, agora, com galerias de arte, aconchegantes cafés e espaços de discussões. O destaque fica por conta do Centro de Fotografia dos Irmãos Lumière.
Endereço: Bersenevskaya Nab, nº 6
Telefone: +7 (499) 255-53-52
Metrô: Linha 1, estação Kropotkinskaya
Site: www.uniconf.ru
Baladas russas
Encerre a viagem com uma noitada cinco estrelas! Local frequentado pela nata da high society russa, o Soho Rooms recebe celebridades do naipe de Demi Moore e Ashton Kutcher, entre outros vips. É um programa caro, mas, se você passar pelo crivo do face control (pois é, se não curtirem o seu look, a barração é certa), vai cair de paraquedas no paraíso das gatas mais alucinantes de Moscou.
Outras opções tão animadas, porém mais acessíveis, são Simachev Bar, Solyanka Club e o Rai Club (uma dos mais loucos).
Soho Rooms
Endereço: Savvinskaya Nab, Nº 12
Telefone: +8 (495) 988-74-74
Metrô: Linha 1, estação Frunzenskaya
Site: www.sohorooms.com
Simachev Bar
Endereço: Stoleshnikov Lane, Nº 02
Telefone: +8 (495) 629-57-02
Metrô: Linha 7, estação Kuznetsky Most
Site: www.denissimachev.com
Solyanka Club
Endereço: Solyanka, Nº 11
Telefone: +7 (495) 221-75-57
Metrô: Linha 6 ou 7, estação Kitai Gorod
Site: www.s-11.ru
Rai Club
Endereço: Marsh Embankment., Nº 9
Telefone: +7 (985) 364-01-01
Metrô: Linha 6 ou 8, estação Tretyakovskaya
Site: www.raiclub.ru