Visconde de Mauá em 48 horas O clima serrano da região lembra Campos do Jordão, mas Mauá oferece opções bem mais naturais e radicais de diversão gplus
   

Visconde de Mauá em 48 horas

O clima serrano da região lembra Campos do Jordão, mas Mauá oferece opções bem mais naturais e radicais de diversão

Confira Também

Na fronteira do Rio de Janeiro com Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, a quatro horas de São Paula, fica Visconde de Mauá, que na verdade agrega além de Mauá, as vilas de Maringá e Maromba. O lado mineiro fica em Bocaína de Minas e o lado carioca se divide entre Resende e Itatiaia. O clima da montanha dá o ar de romance, mas tem muito mais o que fazer por lá além de tomar vinho em frente a lareira.

Para aproveitar bem a visita vale a pena chegar à noite e se instalar numa das 160 pousadas da região, para estar descansado para os passeios do dia seguinte. Uma das primeiras que você encontra depois de passar pela Vila de Mauá, a primeira à caminho das cachoeiras e trilhas, é a Vilarejo Acauã.

A pousada tem chalés que impõem o clima de romance. Cama king size, banheira de hidromassagem, lareira... O clima da serra completa o cenário. Vontade de não sair da cama não vai faltar, mas vale reservar o ambiente para as noites.

Além dos chalés, a pousada ainda oferece sala de massagem, sauna, piscina, ofurô, salão de jogos e sala de cinema.

O que fazer
Depois do café da manhã na pousada, é partir para as aventuras. A estrada que leva até Mauá foi asfaltada e você não terá nenhum problema em chegar até as vilas, mas nem todo carro se dá bem nas estradas que levam às cachoeiras, então contratar um guia para te buscar de jeep é uma boa. Seu carro agradece!

Passando pela Vila de Maringá, você chega à Vila de Maromba e às cachoeiras do rio Preto: Escorrega, Poção e Véu de Noiva são algumas das mais famosas.  A primeira, como o nome indica, é o lugar para escorregar. A forma arredondada da pedra permite que as pessoas escorreguem. Tem até campeonato.

O Poção é para mergulho, com sete metros de profundidade. Você pula de uma altura de cinco metros ou, se preferir dispensar o pulo, pode descer pela trilha e nadar. Para chegar na Véu de Noiva você passa pelo poço da Dama de Honra.

Os esportes radicais - rapel, bóia cross e rafting - são boas pedidas para o segundo dia. Rafting e bóia cross são feitos de janeiro a março, quando o nível de água do rio Preto é maior.

 O Vale das Cruzes abriga o Paredão, perfeito para a prática de rapel, a trilha para o Vale do Pavão e é o início do caminho que leva a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia.

O Vale de Santa Clara é o ponto de partida para duas trilhas espetaculares com cachoeiras e também tem um trutário, onde você pode conhecer o processo de criação do peixe da região, muito usado na culinária local. E ainda tem o Vale do Alcantilado onde ficam a cachoeira Vale do Alcantilado e o Parque Cachoeiras do Alcantilado, que conta com nove cachoeiras interligadas por uma trilha.

Onde comer
Apesar das vilas serem bem pequenas, oferecem bastante opções de gastronomia, especialmente em Maringá. Do lado carioca, encontramos mais lojas de artesanato, mas lá também tem o D’ Corleone, cantina italiana batizada e decorada em homenagem ao filme O Poderoso Chefão. Além do cardápio de massas, os pratos da casa são os filés de truta. O peixe é servido assado ou defumado. E você pode escolher a truta com pinhão, que é o outro alimento tradicional da região.

Do lado mineiro, aonde você chega atravessando uma pequena ponte de contrato sobre o rio Preto, fica a Alameda Gastronômica Tia Sofia. A comida mineira prevalece, como no restaurante Uai,Tchê, mas os restaurantes servem também fondues, bom para as noites.

Na vila de Mauá, a comida mineira ganha um toque contemporaneidade. O restaurante Pronobis se destaca com seu prato principal, o Frango no Milharal Ora-Pro-Nobis. Acredita-se que as folhas da ora-pro-nobis, usadas na receita do chef Sérgio Alves, sejam afrodisíacas.

Outra opção na vila é o restaurante Gosto com Gosto, que também segue a linha de comida mineira contemporânea, mas se destaca pela Cachaçaria, com mais 640 rótulos, sendo que 100 estão disponíveis para degustação. Não dá para ir para Mina sem experimentar uma cachacinha, né?

Serviço
Vilarejo Acauã
Tel.: (24) 3387-1182

T&T Turismo
E-mail: ttadventures@oi.com.br
Tel.: (24) 3387-1080

D'Corleone
Vila de Maringá, Rio de Janeiro
Tel.: (24) 3387-1034

Pronobis Restaurante
Visconde de Mauá, Rio de Janeiro
E-mail: pronobisrestaurante@hotmail.com
Tel.: (24) 3387-2322

Uai, Tchê
Al. Gastronômica Tia Sofia - Vila de Maringá, Minas Gerais
Tel.: (24) 3387-1364

Gosto com Gosto
Visconde de Mauá, Rio de Janeiro
Tel.: (24) 3387-2004