Entre 2014 e 2016, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil experimentou quedas e fez o país reviver cenários de incerteza, típicos em décadas anteriores. A recessão, claro, atingiu diretamente o mercado de trabalho e fez com que faltasse emprego para milhões de brasileiros.
No entanto, os tupiniquins não são conhecidos à toa por sua capacidade de inovação. Diante das adversidades existentes, muitos decidiram abrir o próprio negócio e apostaram nos modelos de gestão para micro e pequeno empreendedor.
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Essa decisão em montar e gerir um empreendimento próprio fez com que diversas famílias conseguissem respirar ao longo da recessão econômica e criassem novas alternativas para seus públicos consumidores.
Um dos destaques de crescimento nos últimos anos foram os microempreendedores individuais, conhecidos como MEIs. Números do Serasa indicam que, das mais de 950 mil empresas abertas recentemente, quase 80% foram MEIs.
Apesar do aumento de microempreendedores individuais e do otimismo de analistas do mercado quanto ao bom momento para investir no próprio negócio, muitas pessoas ainda têm receio em empreender devido às dúvidas sobre gestão. No entanto, com reflexão e um bom parceiro, tudo pode ser mais fácil do que se imagina.
CONTROLE DOS PEQUENOS NEGÓCIOS
O bom planejamento é inerente à atividade de empreender. Bem antes de assumir o comando de uma nova empresa, mesmo que seja pequena, é necessário buscar alternativas e plataformas que auxiliam na gestão de vendas do negócio. É importante pensar como serão emitidas as notas fiscais, como coordenar comandas - se for o caso, e também a melhor maneira de fazer tudo isso com o melhor custo-benefício.
A MarketUp, por exemplo, é uma boa dica do AreaH para quem vai empreender ou até mesmo já toca o próprio negócio. Esse sistema de gestão é completamente gratuito, e a plataforma tem recursos criados com o intuito de atender todas as necessidades da gestão diária de uma pequena empresa, sem pesar nada no bolso do empreendedor.
Além disso, a MarketUp oferece seus recursos sem qualquer limitação de uso e não cobra nenhum custo para instalação. Isso é possível porque a plataforma rentabiliza por meio de publicidade inteligente, ou seja, sem atrapalhar o desempenho e as funções de quem utiliza a ferramenta.
O QUE CONSIDERAR?
Para trilhar um novo caminho profissional em 2019, é preciso considerar alguns fatores. Definir o nicho de mercado talvez seja o primeiro deles; é necessário empreender em um segmento em que haja demanda significativa e permita oportunidades futuras de expansão.
Para isso, uma pesquisa de mercado é muito bem vinda, pois é por meio dela que é possível mensurar se a ideia de negócio é frutífera ou não. Depois, é muito importante montar um orçamento de custos e também planejar como serão gerenciados o estoque e as compras da loja, além de encontrar soluções para emissão de NF-e, NFC-e e NFS-e. Como facilitar isso? É só seguir nossa dica anterior e testar o sistema fácil da MarketUp.
Em 2019, pode ser possível controlar negócios bem lucrativos, principalmente se coordenados da melhor forma - com uma boa ideia e um sistema de gestão competente. Liderando o próprio empreendimento, será possível configurar a gosto o horário de trabalho, tomar mais decisões estratégicas e organizar a rotina para passar mais tempo com a família. Por isso, a partir de janeiro deste ano, empreender pode se tornar uma questão de "quando", não mais de "se".