Quantas vezes você já pensou seriamente em abrir um negócio e ser seu próprio chefe?
Sim, ter disposição para arregaçar as mangas e se manter focado na ideia está na entre os fatores decisivos no sucesso de um empreendimento. Abdicar de baladas, feriados e viagens com a galera para se dedicar aos trâmites sem dúvidas faz parte de um compromisso real consigo mesmo -- mas construir uma empresa bem sucedida não depende só do quanto você sua a camisa.
De acordo com o especialista norte-americano Brad Sugars, existem três perguntas que podem te poupar de muitos perrengues antes mesmo de começar. Ele garante que, ao respondê-las, você pode ter uma noção mais abrangente sobre a viabilidade e o futuro de sua aposta empresarial.
Mas e se você não gostar nem um pouco da conclusão que chegou?
Calma, não adianta se desesperar! Caso suas respostas ainda não agradem isso não quer dizer que seja hora de desistir. Reconsidere e avalie: empresas sólidas são feitas por homens fortes, que aguentam a pressão dos riscos de errar. Machos e companhias de respeito aprendem com os equívocos, e não simplesmente fogem deles. Vamos lá?
1. Existe realmente um mercado para o meu produto ou serviço?
Eis um dos momentos cruciais: escolher um mercado viável, ou seja, aquele que já possui consumidores que gastam. Produtos que não oferecem um diferencial podem minar o progresso, principalmente se houver muitos fornecedores. Tenha sempre em mente que os clientes vão decidir mais pelo preço bom -- e sem experiência no ramo fica difícil aplicar valores atraentes. Vale até pleitear um espaço em lojas e outros estabelecimentos consolidados: uma boa oportunidade de testar o interesse do público.
3. Você realmente conhece seus números?
Sim, eles são a linguagem dos negócios. Ao ganhar intimidade com os números da sua empresa, você elimina boa parte do risco de “se perder” em contas e despesas exorbitantes. Quem faz projeções limitadas contando com uma margem de lucro estreita dificilmente irá encontrar resultados além da expectativa no mercado. Investigar quanto do seu produto terá que ser vendido para cobrir custos realistas, gerar lucro e bancar a prospecção de clientes é a conta básica até do tiozinho que vende balas no farol. Negligenciar essa lição de casa pode custar todo o investimento.