Nada como finalmente morar sozinho, não é mesmo? O valor do aluguel quase sempre não agrada, mas mesmo assim acaba compensando tamanha liberdade. Agora você é um homem de verdade que sustenta o seu espaço privado, comanda o seu ambiente e suas coisas. O senhor absoluto de um microreinado regido por regras que definem seu próprio caráter.
O indivíduo leva alguns meses para aprender o lema dos solteiros que vivem só. São necessárias inúmeras cervejas nas segundas-feiras pela manhã, três gerações de fungos boiando na pia entupida da cozinha e uma montanha de multas do condomínio na porta até que você perceba que está vivendo sob o mantra do “amanhã eu faço”.
Por mais que você bata na mesa do boteco e tente convencer os outros de que é durão e “faz o que bem entende” da vida, é importante lembrar que vivemos sob um sistema materialista que classifica quem você é pelo que você demonstra ser. Isto significa que não há problemas se aquela velha pentelha que mora no andar de cima te olha torto por causa da quantidade de mulheres que você recebe, desde que ela não conheça alguém da família da sua namorada, ou quem sabe seu chefe?
Diante desse risco iminente que a classe dos solteiros corre de ser banida dos condomínios prediais em grandes centros deste Brasil, selecionamos as principais situações e dicas para manter a boa vizinhança sem ter que virar carola predial.
LIMPEZA
Não vá pensando que o lixo que você deixa acumular no seu apartamento é só problema seu. Os insetos e pequenos animais irão acabar denunciando aos vizinhos que você anda cultivando gás metano além dos seus intestinos. Quando assunto é limpeza, o negócio é prevenção. Se você não pode contratar uma empregada, dê um jeito de ir fazendo uma tarefa de cada vez, e cuide para sempre deixar os ambientes sociais apresentáveis. Afinal de contas, a gente nunca sabe quando o porteiro vai ter que subir para ajudar a carregar algum objeto ou o síndico precisa fazer uma checagem. Lembre-se que as pessoas observam tudo!
Um homem prevenido conquista uma boa imagem pública. Em entrevista à revista Harvard, o biógrafo de Steve Jobs disse que ele fazia questão que mesmo os iPods sendo selados – o que impede sua desmontagem – tivessem o equipamento interno devidamente alinhado e apresentável. Mesmo sem ninguém ver, Jobs dizia que um verdadeiro marceneiro faz até o fundo de um armário com madeira de boa qualidade. E sempre foi respeitado e admirado mesmo sendo duro com seus colaboradores.
BARULHO
Aqueles que possuem home studios amadores ou curtem um Guitar Hero de madrugada são as presas mais fáceis. É muito difícil saber exatamente a origem de um som para poder usar como prova em prol de uma multa ou punição. Procure variar bastante os horários de diversão e supervisione seus amigos folgados, pois eles são os primeiros a falar que já baixaram o volume e também a ir embora quando o interfone toca.
MULHERES
Como já comentamos acima, o número de mulheres que circulam em seu ambiente residencial é capaz de fazer homens honestos perderem empregos e lares. Seja discreto, procure subir com a gata da vez para uma rapidinha em horários menos movimentados – a madrugada é o ideal, pois as famílias estão dormindo e o porteiro está sonolento.
Quando não for possível driblar a situação, seja cordial e apresente sua convidada ao seu vizinho de porta que você esbarrou no elevador. É bem provável que ele irá entender o que você está tramando, porém ao provocar uma conversa sobre algum possível ponto de interesse do cidadão, há chances de desviar sua atenção.
Muita cautela com os sons do prazer! Janelas fechadas e cobertores ajudam a isolar o barulho, mas é muito difícil se conter até o final. Para não ter que se explicar para a pequena, pegue mais leve se for necessário. Se as senhorinhas que paqueram os porteiros descobrirem que os gemidos vieram do seu lar, em pouco tempo você poderá receber um abaixo assinado contra sua permanência no edifício.
PORTEIROS
Porteiros são como urubus: nunca chegam para salvar. Eles ficam ali, sentados, esperando pacientemente que algo trágico aconteça para que possam assistir de camarote e se alimentar daquilo. Faça o teste e constate.
Eles observam e analisam cada detalhe sobre os horários de sua rotina e os informam para as velhinhas e esposas mal amadas que passam o dia na portaria. Evite deixar as chaves na potaria por qualquer motivo, assim você não corre o risco de alguém fuçar suas coisas.
Seja sempre cordial com eles mas sem concessões, pois, assim como as domésticas muitas vezes acabam agindo como as verdadeiras donas da casa, os porteiros podem se considerar donos do prédio. E farão de tudo para manter a paz e os bons costumes prezados pelas senhorinhas.
DROGAS
Usuários de drogas, mesmo as legalizadas, devem ter cuidado redobrado. Procure usar incensos para diluir odores característicos e jamais pense em sair por aí doidão de qualquer coisa. Lembre-se que vivemos numa sociedade de valores conservadores demais para que os condôminos não te vejam com maus olhos e façam “campanha” para sua retirada. Ninguém tolera “barraco” de gente alterada, e nesses casos a polícia nunca demora a chegar.
LIXO
Quando o saco de lixo for transparente e apartir dele alguém puder descrever o que aconteceu na sua casa na noite anterior, alto lá! Use outro saco opaco ou cuide para que o processo de descarte seja expresso, e que você não encontre ninguém no corredor. Se o seu condomínio organiza o lixo de uma forma fácil de identificar o proprietário, sempre feche bem os sacos e opte por descartar em outro lugar resíduos que possam gerar qualquer especulação, como documentos e correspondências.
Evite acumular muito lixo para jogar de uma vez só, porque além de abarrotar a lixeira coletiva, agir desta forma pode chamar a atenção de alguém sobre o que há em tantos sacos que apareceram de repente.
BALADA EM CASA
A vantagem de manter a boa vizinhança já aparece aqui. Um bom relacionamento com os condôminos, principalmente o síndico, garante que você consiga organizar até uma balada em casa sem problemas. Vale até convidar os vizinhos mais próximos para a festa, assim a música mais alta rola até mais tarde sem incômodos. É importante ficar de olho em alguns convidados, já que depois de encher a lata na sua casa sempre há aqueles que saem gritando pelos corredores e perturbando “o sono dos justos”.