De acordo com pesquisa divulgada em 17/10 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,5% dos fluminenses já se separaram pelo menos uma vez na vida. A pesquisa inclui casados no papel e atualmente divorciados, e também casais com relações não oficializadas, como pessoas que moram juntas. No Brasil, a média de pessoas que se separaram passou de 11,9% no censo de 2000 para 14,6% em 2010. Confira a lista dos cinco estados com maior percentual de término de uniões conjugais no país.
1- Rio de Janeiro - 17,5%
Divorciados - 4,1%
2 - Pernambuco - 15,8%
Divorciados - 2,4%
3 - Bahia - 15,6%
Divorciados - 1,9%
4 - Mato Grosso do Sul - 15,4%
Divorciados - 4,1%
5 - Rio Grande do Sul - 15,3%
Divorciados - 3,7%
IBGE também traçou o perfil das novas famílias, ou seja, casais que reconstituíram suas vidas e trouxeram filhos de outras relações.
As famílias reconstituídas representam 16% dos casais com filhos. A pesquisa mostra também que há mais divorciados, solteiros e uniões sem casamento no civil ou no religioso. Segundo o Censo, 36,4% dos relacionamentos no país não são formalizados. Há 12 anos esse percentual era de 28,6%. Neste período, o número de divorciados quase dobrou e os solteiros continuam sendo mais da metade da população.
O número de solteiros que já tiveram uma união conjugal, formalizada ou não, aumentou 20% , estando a maior parte deles no Rio de Janeiro.
A pesquisa constatou também um aumento na proporção de famílias sob responsabilidade exclusiva da mulher. Pela primeira vez, o IBGE mediu a responsabilidade compartilhada, quando as despesas são divididas pelos responsáveis da casa. Esse é o caso de 15,8 milhões de famílias.