Responda rápido: o que você faria se tivesse um espaço extra na sua sala?
Quem pensou em acomodar melhor o que já se tem dentro de casa, sem dúvidas é dotado de uma nobre intenção. Mas, por outro lado, sabemos que o homem (exceto raros espécimes) carrega em sua essência a incrível capacidade de empilhar cacarecos em qualquer cantinho livre que encontra.
Em poucos dias ou semanas, qualquer metro quadrado ocioso está sujeito a se transformar num depósito de livros, revistas e tralhas, ou de peças e artigos que se pretende usar um dia, num futuro longínquo. Com o espaço debaixo da escada a coisa não é diferente.
Por sua aparência limitada, até preferimos deixá-lo vazio -- mas essa é uma promessa difícil de cumprir, não é mesmo? Se você concorda, então está na hora de dar um up na “caverna” e aproveitar ao máximo lugar que você conquistou. Mãos à obra?
CABE TUDO
Caso não seja usado como passagem entre cômodos, a pequena “oca” de concreto embaixo dos degraus pode servir para abrigar sua biblioteca particular, armários e até bares -- e por que não uma TV king size? De acordo com os arquitetos Andréa Parreira, Camila Klein e Rogério Perez, vale até contratar um marceneiro e investir uma graninha. Assim você aproveita cada milímetro do recanto sem que ele perca a harmonia com o restante do ambiente.
HOME OFFICE
Ainda trabalha escorado na cama ou no sofá? A resposta para o seu sofrimento pode estar debaixo da escada! Seja para o trampo ou estudo, Klein sugere que o local pode ser transformado num verdadeiro home office. Algumas almofadas do tipo futon sobre decks e um bancada planejada dão conta do recado, mesmo para um “cantinho zen” ou de estudo. Se o ambiente não receber luminosidade natural, é importante projetar iluminação adequada.
VALORIZE SUA COLEÇÃO
Tire sua coleção do fundo do armário! Prateleiras são fáceis de instalar e suportam bem o peso de livros, gibis e HQs -- basta calcular bem o tamanho pra não sobrecarregar. Seu acervo de CDs também é bem vindo, desde que em nichos irregulares planejados. Já a coleção de moedas pode valorizar bastante as paredes “escondidas” pelos degraus: vai dizer que você nunca pensou em ter sua própria galeria?
SEPARANDO O AMBIENTE
Destacar cômodos trocando a cor ou o papel de parede é uma boa ideia, mas cuidado na hora de escolher os tons. Aposte em cores neutras para dar mais amplitude ao espaço e pense bem antes de usar as escuras: elas tendem a “diminuir” ainda mais o ambiente.
ADEGA À MÃO
Ótima opção para escadas que ficam na sala de jantar, uma adega ou um pequeno bar vão fazer você pensar que o cantinho embaixo da escada foi concebido especialmente para eles. Incorpore com móveis planejados: uma decoração composta de bandejas, copos e um cooler -- e seus amigos não sairão de perto dos degraus.
JARDIM DE INVERNO
Espelhos d’água e plantas tornam o ambiente mais leve e agradável. Porém, se você já tem consciência que irá esquecer de regar a coitada periodicamente, a saída é algo mais cult, como esculturas e cachepós (jardins verticais).