Dependendo de quantos anos você tiver, vai lembrar muito bem de 2002. Foi nesse ano que nossa seleção se sagrou pentacampeã mundial. Aquela Copa do Mundo foi realizada na Coreia e no Japão. Alguns jogos eram realizados em um país, outros no vizinho. Essa foi a única vez até hoje que mais um de país organizou o maior torneio de futebol do mundo.
Na 23ª edição, em 2026, poderemos ter um novo recorde, isso por que Estados Unidos, Canadá e México pretendem organizar a Copa juntos. A candidatura foi apresentada 9 anos antes da realização do torneio.
Essa não será a única novidade para o mundial de 2026. Essa edição será a primeira com 48 participantes – normalmente são 32. Por esse motivo, a FIFA vê com ótimos olhos dividir a sede, já que isso facilitaria a alocação dos atletas.
Alguns fatores pesam contra: a logística é o principal deles. As viagens entre Canadá e México não são curtas (o trajeto entre as capitais Ottawa e Cidade do México demora quase 7h de avião). O projeto é que os EUA receba 60 das 80 partidas.
Outro fato que pesa contra é a que o país sede está sempre automaticamente classificado, é uma regra do torneio. Portanto, a Copa de 2026 poderia começar com 3 times (da mesma confederação) já classificados. Com isso, os outros países da CONCACAF disputariam apenas 3 vagas e não 6.
As propostas devem ser submetidas até o final de 2018, e o escolhido será anunciado em maio de 2020.
Caso a sede compartilhada seja mesmo confirmada, o México será o primeiro país a receber o torneio pela terceira vez (1970 e 86 foram do país). Seria a segunda vez dos EUA , que sediaram em 1994 e a primeira do Canadá.
Sobre Arthur Gabor
Fascinado por viagens e esportes, todos eles. É lutador de Jiu Jitsu, entrou no jornalismo por conta da paixão pelos esportes e acabou se interessando por muitas outras áreas.
[+] Artigos de Arthur Gabor
Fascinado por viagens e esportes, todos eles. É lutador de Jiu Jitsu, entrou no jornalismo por conta da paixão pelos esportes e acabou se interessando por muitas outras áreas.
[+] Artigos de Arthur Gabor