Não se trata do pacotão de reforços meia-boca de seu time do coração. Bons e baratos mesmo são os últimos aliados do momento do barbear. O AreaH já deu todas as dicas para que você fique com um rosto de propaganda, mas o pós-barba merece um texto especial, afinal, quem quer ficar com pele ressecada, coçando e cheia de marcas?
Cada vez mais os sabonetes específicos para o trato ao rosto depois da batalha entre lâmina e pele estão substituindo as loções. Mas, pode isso? Sabonete, gel, bálsamo ou loção? As dúvidas e opções são muitas, as mais eficazes você vê abaixo. Escolha a sua:
Loção
A mais famosa de todas. Ela serve para duas coisas fundamentais: não deixar aquelas marcas avermelhadas de inflamação e prolongar a ação de carinha limpa – impedindo o rápido crescimento dos pelos no rosto. Em alguns casos, pode até te salvar se você acordar atrasado e não der tempo de se barbear. Ter uma é indispensável, mas se ligue nas marcas mais baratas, elas funcionam, mas costumam arder mais em função do excesso de álcool.
Gel hidratante
Para o pós-barba, ele é feito para ser ao seu rosto o que só aquela loira gelada consegue para sua garganta no final do dia: o refrescante gosto da vitória, depois de mais um dia de labuta. Frescor e alívio são quase que instantâneos.
Mas o gel também faz a função de evitar as inflamações do rosto e higieniza a pele, deixando a perfumada - só lavar o rosto não basta para tirar o cheiro do creme de barbear. Para alguns homens isso é um ponto positivo, para outros nem tanto, afinal haverá um conflito com o perfume tradicional de todos os dias.
Bálsamo
Hidrata, proporciona a limpeza e a desintoxicação total da pele. Função semelhante à do gel, mas não igual. Ele é recomendado para dar aquele toque final na limpeza e frescor na pele (evitando coceira, ressecamento e irritação da pele). Alguém notou semelhança com as funções do gel hidratante? Sim, possuem basicamente o mesmo efeito e resultado, então é sim um desperdício ter os dois: um ou outro bastam.
Sabonete
Costuma vir junto do gel hidratante em boa parte das marcas disponíveis no mercado, mas não deve ser confundido com o sabonete esfoliante (esse que é feito para ser usado antes do barbear). O pós-barba tem a função de perfumar a pele sem irritá-la, algo comum quando se usa o sabonete convencional para a pele depois do barbear. Dica: comprá-lo avulso não é uma boa escolha, já no combo com o gel hidratante, não o jogue para escanteio.
Na maior parte das vezes as funções desses produtos se confundem e misturam. E só um homem sabe como perder tempo e dinheiro é algo que odiamos, ainda mais se os produtos são ineficazes.
Logo, ter todos eles em sua pia não é realmente desnecessário. A melhor dica é ter uma boa dupla de ataque: se tem uma loção, tenha também um bálsamo, já se sua preferência for pelo gel hidratante, o sabonete pós-barba dá uma boa finalizada no processo.