Trabalho, reuniões, cursos, família, estudos, academia, aula de línguas, happy hour. Só de parar para pensar em todas essas rotinas que levamos todos os dias, dá para cansar. Mas, nem sempre a culpa é a falta de tempo, e sim a falta de energia e disposição. Mas como driblar isso? Energético? Café na veia? Cada vez mais homens têm recorrido ao Yôga.
A imagem de “coisa de mulherzinha” da prática é equivocada e comum a quem não conhece de perto uma Escola de Yôga. “Originalmente a prática se voltava quase que exclusivamente para os homens. No Brasil realmente existe uma predominância delas nas aulas, algo entre 60 a 70% de mulheres. Isso gerou o engano de que Yôga fosse exclusivamente um ambiente feminino”, aponta Vernon Maraschin, instrutor e sócio da uma Escola do Método De Rose, localizada na Vila Madalena, São Paulo.
Os benefícios à saúde e à aparência são comprovados: previne doenças, reduz a pressão arterial, diminui o estresse, dá flexibilidade e sim, energia. “A parte da manhã é o período ideal para a prática do Yôga, pois ele energiza e dá uma cota extra de vitalidade para o dia. Muitos de nossos alunos praticam a noite e usam a energia para estudar ou trabalhar pela madrugada”, revela Vernon.
As gatas fazem Yôga
Sim, é inegável. E se a prática é dominada pelas mulheres, melhor ainda é saber que são mulheres gatas. Aquele corpo, aquela elasticidade, benzadeus amizade! O local é mesmo um excelente ambiente para você fazer uma investida esperta nelas.
Emagrece os gordos, fortalece os magros
Para quem é magro, o Yôga dá massa muscular. Para quem é gordo, emagrece. Pode? É que a prática proporciona a perda de gordura. “Quando eu comecei a praticar pesava 69 quilos, hoje tenho 75. Isso se dá em função de a musculatura pesar mais que a gordura, então o corpo muda muito visualmente. Certamente um homem acima do peso daria uma secada”, aponta.
Bom para funcionário e empregador
É sempre bom lembrar que muitos esportes e lutas desencadeiam mais lesões e sequelas do que boa saúde. E que, assim como muitos desses esportes, o Yôga gera grandes benefícios, como aumento na produtividade, na concentração e no poder de foco. Tanto que algumas Escolas já têm vendido a empresas um serviço de aulas de Yôga durante a rotina de trabalho.
E as promessas são muitas, tanto aos empregadores quanto aos funcionários: mais satisfação no trabalho, maior motivação e criatividade, menor incidência de doenças oportunistas e redução dos custos da empresa com os empregados em função da assistência médica. Uma transformação global. Se a promessa de fato se concretiza é outra história, mas os benefícios sim são reais.
"É inegável que vários estudantes, empresários e artistas aproveitam-se do Yôga para ganhar uma vantagem em horas produtivas", diz Vernon. Então, o que você está esperando? Emagrece, fortalece, dá energia para você superar todas as outras atividades do dia e está cheio de gatas!