Sim, só nós sabemos como e quando elas adocicam nossos dias e noites. Mas não, esses doces não são os únicos que adoramos. E se você ouviu a palavrinha mágica e logo se lembrou das últimas baladas: abre olho e pega leve, meu irmão! Os doces em pauta são os clássicos da confeitaria mundial. Brigadeiro, sorvete e tudo o que levar açúcar ou for junk food traz aquela sensação de prazer imediato.
Mas o docinho não é só bom moço assim. Saúde e aparência são afetadas negativamente pelo excesso de açúcar no organismo: se o consumo for exagerado, ele causa uma série de problemas, dentre os mais conhecidos o diabetes, hipertensão, labirintite e até infarto.
Mas entre dois desses males, estão o envelhecimento precoce e a obesidade. E como isso acontece? As rugas surgem devido à combinação entre o açúcar e duas moléculas essenciais na força e jovialidade de nossa pele: a elastina e o colágeno. E a obesidade? Você sabe por que o açúcar engorda?
“O açúcar é um carboidrato refinado de alto índice glicêmico, ou seja, aumenta rapidamente os níveis de glicose no sangue após sua ingestão. Isso faz com que grandes quantidades de insulina sejam liberadas, levando ao ganho de peso. Só as gorduras, apesar de conterem mais calorias por grama do que o açúcar não mexe com o metabolismo da insulina”, explica o endocrinologista Filippo Pedrinola, membro da ABESO (Associação Brasileira de Estudo sobre Obesidade) e da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).
“Quando ingerimos açúcar, após alguns minutos ele começara a ser absorvido para a corrente sanguínea, aumentando o nível de glicose no sangue. Como resposta a isso, nosso pâncreas através de suas células conhecidas como “Beta” irão liberar o hormônio insulina, que faz com que sua glicose entre na célula e impeça o aumento excessivo de açúcar no sangue, que poderá resultar em diabetes”, revela Filippo.
Vê um Diet, por favor!
Apesar de muitos homens terem um preconceito com os dietéticos, muitas vezes plausível por más experiências passadas, provavelmente ele vem de um longo tempo atrás. Sim, porque quando começaram a surgir os primeiros produtos Diet, o sabor era duro de engolir. Mas, hoje, quem experimenta tem outra impressão: muitas vezes nem parece que aquele chocolate ou sorvete não têm açúcar.
“A gordura fornece nove calorias por grama enquanto que o açúcar fornece quatro, porém, o açúcar interfere no metabolismo da glicose e insulina. Na realidade, os doces engordam tanto pela gordura quanto pelo açúcar. É bom lembrar que doces diet, que não contém açúcar, valem para o diabético, mas podem engordar da mesma forma que o produto original devido às gorduras”, explica Filippo. Mas se a garantia não é 100%, o Diet sem dúvida já ajuda muito.
Se você está do lado de lá desta maré e já engordou tudo o que o docinho pôde te engordar, o jogo ainda não está perdido. Os homens perdem peso mais rápido quando realmente querem e isso está ao nosso lado. Mas, correr, malhar e suar é só meio caminho andado: mudar seus hábitos alimentares é algo fundamental. E para isso, o segredo está em conter os exageros. Assim você tomará a melhor decisão para sua saúde e aparência.