Como cuidar dos lábios No inverno eles ressecam e racham. No verão eles queimam. Há como salvar os lábios? Hidratar e proteger! gplus
   

Como cuidar dos lábios

No inverno eles ressecam e racham. No verão eles queimam. Há como salvar os lábios? Hidratar e proteger!

Confira Também

Você arrumou o cabelo, comprou as melhores roupas, está com a pele brilhando e um sorriso capaz de chocar as mulheres que passam por seu caminho. Ou seja, está tudo certo para pegar aquela gata. Mas, será que está faltando algum detalhe na mecânica do sucesso? O mais básico: seus lábios. Afinal, como dar aquele beijo galã nela se o seu portal ao maravilhoso mundo da pegação está maltratado?

Muitos de nós homens nem nos ligamos na "saúde" de nossos lábios e nos lembramos deles só quando chega o inverno, período no qual eles ficam ressecados e, para alguns, chegam até a rachar. Sofrimento sem fim até o outono? Não, a solução desse problema é mais fácil do que se imagina. Algumas delas já bem conhecida por nós (como a manteiga de cacau), mas outras nem tanto.

"Além da própria manteiga de cacau, já mais difundida, há muitos produtos naturais no mercado a base de óleo de macadâmia ou abacate muito efetivos e bem consistentes", aponta a dermatologista Mônica Carvalho. Segundo ela, há outras opções com ótimos resultados para a solução desse problema, como a cera de abelhas e óleos de framboesa e maracujá.

E para você que ainda não sofreu a rachadura, como pode evitá-la? "Tomar muita água é essencial, pois hidrata o corpo, mas principalmente as mucosas, caso dos lábios. Outra dica importante é ter uma dieta balanceada em verduras, frutas, legumes e rica em vitaminas A, B, C, D, E e Zinco", revela Mônica. Para quem já faz tudo isso e ainda quer garantia total, não tem erro: hidratante labial.

"Coisa de menininha!"
Aí é que você se engana. Todas as grandes empresas de cosméticos já possuem o hidratante labial feito para homens. Eles são baratos, efetivos e imperceptíveis, então, pode ficar tranquilo: ninguém vai achar que você está passando batom ou gloss (isso sim, coisa de menininha). É preciso ficar de olho nas marcas do produto, pois elas costumam trazer compostos bem diferentes. Logo, procurar pelos menos viscosos é a ação primordial.

A isotretinoína é fogo
Para quem não ligou o nome ao remédio, trata-se do famoso Roacutan. Muitos adolescentes recorrem ao produto na luta contra a acne, mas como efeito colateral ele é um verdadeiro devastador de lábios. É inevitável, nesses casos, o uso de um bom hidratante labial. A dica também vale para aqueles que têm o hábito de puxar os lábios com os dentes, o que fere a película protetora dos lábios e o deixa exposto.

O verão está chegando...
Acabou o inverno. Então, quer dizer que você está livre até o ano que vem? Nada disso. Se os cuidados forem deixados de lado, ao invés de racharem com o tempo seco do inverno, os lábios vão torrar no sol. Pois sim, se eles são as bordas da mucosa (composta pelo muco, uma substância viscosa), eles precisam estar sempre hidratados. Imagine como ficarão seus lábios depois de sete caipirinhas na praia, debaixo daquela lua. Para isso, é hora de usar o protetor solar labial.
 
Aí é só manter o penteado e o perfume exalando e correr para o abraço - quer dizer, pro beijo. Daí em diante, só sua lábia e performance dirão qual será o futuro de seu investimento.