Sempre há o pensamento de que este tipo de produto possa ser perigoso à saúde por mexer demais com o organismo, todavia o que poucos sabem é que até mesmo alguns alimentos são capazes desta termogênese, tais como pimenta, canela, chá verde, gengibre e o próprio guaraná. Ou seja, na realidade o medicamento termogênico apenas acelera este processo que pode ser realizado naturalmente, porém, esta aceleração tem sim seus efeitos colaterais (varia muito de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são irritação, ansiedade, insônia, enjoo e sensação de queimação na região do abdômen). Mas, o produto realmente não é recomendado a quem tem histórico na família de problemas cardíacos.
Desde que ser magro virou quase uma obrigação (e emagrecer não é uma das tarefas mais fáceis, tampouco prazerosas), qualquer ajuda é bem vinda na luta contra a gordura. E nunca antes o termo "queimar calorias" fez tanto sentido como no caso dos termogênicos, produtos cada vez mais populares entre os atletas amadores e frequentadores de academias.
Livremente vendidos em farmácias e lojas voltadas a esportistas, eles prometem o que muitos homens estão procurando para resolver seus problemas: emagrecer. Como? "Eles aumentam a temperatura corporal, o que resulta na aceleração do metabolismo e a principal consequência disso é a perda do peso. Além do mais, ele ainda age na transformação da gordura em energia", revela a nutricionista Luciana Harfenist, diretora da Funcionali Nutrição Funcional Personalizada.
Os mais famosos produtos dessa categoria são o Lipo 6 e o Therma Pro, populares não apenas por suas propagandas, como por seus resultados também. Seus métodos de ação são relativamente simples: por serem feitos a base de extrato de guaraná, eles são ricos em cafeína, substância que ativa o metabolismo e eleva a termogênese, o que promove a queima da gordura, a transformando em energia - logo, uma ótima fonte de pique para queimar mais calorias ainda.
"A principal atuação dos termogênicos é no sistema Simpático (que regula batimentos cardíacos, pressão arterial, adrenalina e metabolismo), aumentando sua atividade. E é sempre bom lembrar que para qualquer músculo do corpo contrair e relaxar há gasto de energia, e como o coração é um músculo (dentro dos vasos sanguíneos também temos camadas musculares), quanto maior for o nível de batimentos cardíacos e pressão arterial, maior será a necessidade de energia e também maior será gasto calórico ao final do dia", explica o consultor em atividade física Diego Zanon.