Hoje em dia quase não há mais homem que esteja livre de tensões e aflições, seja na vida pessoal ou nas duras rotinas diárias do trabalho. E para fugir disso, cada vez mais se procura por tratamentos e medicações alternativas e menos agressivas frente aos antidepressivos e às terapias convencionais para manter os nervos no lugar. A homeopatia já foi descoberta há muitos anos, mas um dos protagonistas desta nova safra de terapias complementares é o Floral de Bach.
Pode até se dizer que a terapia floral é relativamente recente por não ter sequer completado cem anos, mas há quem jure que as comprovações são visíveis para quem prescreve, acompanha e usa. "No Brasil e no mundo existem alguns estudos científicos comprovando a eficácia do floral. Ao longo de décadas diversos cientistas defenderam teses de mestrado e doutorado comprovando a eficácia das essências florais em diversas patologias mentais e físicas. Algumas delas foram realizadas com animais e plantas para exatamente descartar o efeito placebo", revela Andréa Goulart, mestre em Reiki, terapeuta holística e floral e escritora do blog Terapia Floral.
As essências
"Não existe uma essência floral principal, todas são importantes. O que vai determinar o uso dessa ou daquela essência é o que deverá ser trabalhado. É fundamental ressaltar que os florais são eficazes quando tratam a raiz do problema, se tratar apenas o sintoma, o tratamento poderá se tornar paliativo. Por exemplo: quando uma pessoa nos procura se queixando de ansiedade, não é a ansiedade que vamos tratar, pois a ansiedade é a consequência", aponta Andréa.
Por isso há a necessidade de fazer uma consulta com algum terapeuta floral, pois de fato é o profissional capacitado que vai poder auxiliar de forma mais completa e profunda.
Outro ponto que gera muitas dúvidas entre os homens que querem conhecer esta nova forma de atenuar problemas do dia-a-dia são quanto aos tipos de floral, pois sim, não é tudo igual. "Florais de Bach são extraídos de flores da Inglaterra, enquanto os Florais de Minas e florais de Saint Germain são extraídos da flora brasileira. Os Florais de Bach são mais conhecidos, pois tiveram maior difusão pelo mundo afora, mas existem outros sistemas brasileiros, tais como Amazônia e Joel Aleixo, e sistemas importados, como o Californiano, do Alasca, Australiano, etc.", explica Andréa.
Outra questão importante para o uso do produto é o acompanhamento deste tratamento. "Apesar da prescrição não ser obrigatória, mas há o que chamamos de autocuidado (não é automedicação, mesmo porque florais são remédios e não medicamentos): para uma melhor compreensão e autoconhecimento, o acompanhamento de um terapeuta floral é recomendado", aponta.
Preços médios
O valor médio de um frasco convencional de 30ml depende do número de essências combinadas, e isso quem determina é o terapeuta floral, depois que a pessoa passe por uma anamnese (uma espécie de entrevista). Vale lembrar que não existe floral igual para várias pessoas, mesmo que elas aparentemente tenham a mesma queixa. "Numa formulação padrão, o valor de um frasco de floral pode girar entre R$ 15,00 e R$ 22,00 mas, o preço varia de cidade para cidade, estado para estado por causa de impostos que as farmácias pagam para o governo. Agora, se houver necessidade de combinar mais essências, o valor subirá", explica Andréa.
Como sempre, há quem acredite que o tratamento funcione, já outros duvidam da efetividade dos métodos ou impõem seus resultados ao efeito placebo, mas independente disso, nunca se deve cometer o erro de substituir uma terapia convencional pelo Floral de Bach, pois trata-se de uma terapia complementar, pois os florais não substituem o tratamento convencional médico e psicológico.