Fim de ano está chegando, e com ele também uma das horas preferidas de qualquer homem: enfiar o pé na jaca – ou melhor, nos pernis, bacalhaus e em todas aquelas farturas de Natal e Réveillon. Mas, se nem as mulheres se controlam nessa época, por que os homens fechariam a boca para tantas delícias natalinas? O jeito é, ainda que por antecipação, se preparar para conter os efeitos do estrago anunciado.
E uma das melhores formas de vencer essa ressaca alimentar é comendo. Acredita? Mas, não qualquer tipo de alimento, e sim aqueles com propriedade desintoxicante, capazes de literalmente lavar o organismo e recuperar a energia, seu fígado e seu pobre estômago depois de tanto desbunde e loucura.
Água
Parece primário, mas a verdade é que não há nada melhor que bons copos d'água para promover essa limpeza interna. Mas, se para alguns acham isto óbvio demais, é sempre bom lembrar que muitos não cumprem suas metas diárias do consumo da bebida (de 3 a 4 litros diários). Está longe disso? Hora de se mexer e hidratar suas engrenagens para não emperrar logo na última semana do ano.
Sementes oleaginosas
Ótima notícia, certo? Afinal amêndoas, avelãs, nozes, castanhas-do-pará e de caju não costumam faltar nas ceias natalinas. Pois, saiba que começar a noite com elas é garantia de deixar o organismo (um pouco) mais pronto para a batalha. Vale a dica de mantê-las presentes em sua rotina diária, pois além de serem antioxidantes, elas fazem bem para aumentar o colesterol bom e para a saúde das artérias.
Frutas
Nem toda fruta tem grandes funções desintoxicantes, mas há algumas que podem limpá-lo por dentro. Casos especiais de abacaxi, maçã, melancia por serem ricos em água e fibras e de frutas cítricas em geral (ricas em fibras solúveis e vitamina C), em especial laranja e acerola. Além de serem bons para limpar o corpo, são excelentes antioxidantes, ou seja, ótimos para evitar ou curar sua ressaca com os gorós. A uva vermelha também é campeã no critério limpeza total do organismo.
Tubérculos
Gengibre, cenoura e inhame têm sempre um espaço especial na lista dos alimentos desintoxicantes, pois além de fazerem a típica limpeza interna, aliviam a sensação de azia e má digestão. Um remédio natural e refrescante. Dica: o gengibre é ótima pedida para sua tradicional caipirinha de limão de final de ano. Ela dá refrescância, aliando salvação e diversão em um mesmo copo.
Cereais integrais
As fibras ajudam o intestino e desentopem as vias obstruídas, mesmo nos maiores recordes de congestionamentos. Muitos profissionais apontam os cereais integrais como verdadeiros apaziguadores de encrencas em seu estômago. E sua participação na ceia de Natal pode ser garantida facilmente: trocando o arroz tradicional pelo integral. O sabor é quase o mesmo – e te ajudará no dia seguinte.
Mel
Além de desintoxicante, o mel tem uma propriedade pouco comentada: é um tipo de laxante natural. E, convenhamos, nada melhor que um catalisador para o intestino para dar aquela aliviada no peso do estômago, certo? Além disso, o mel é capaz de auxiliar no tratamento de gripe – que costuma atazanar a vida da galera que abusa da esbórnia. Nesses casos, não hesite no velho gengibre, limão e mel.
Hortaliças brássicas
Quê? Não tem mistério, as hortaliças brássicas nada mais são que vegetais como a couve, brócolis, rabanete, couve-flor e repolho. Por conterem ferro e cálcio, são essenciais para a formação de hemoglobina. Com melhor qualidade do sangue, o transporte de oxigênio para o organismo é facilitado – algo fundamental para que seus órgãos não entrem em colapso com tanto álcool e comida enchendo a pança.
Vale sempre frisar que doces e frituras devem ser esquecidos no ápice da ressaca, pois só atrapalham o processo de desintoxicação. Quanto às bebidas, dê um tempo das alcoólicas, afinal querer mais, depois de tanta bebedeira, é pedir para não se recuperar nunca mais. Cuidado com a sequela!
Então, água de coco e sucos naturais na cabeça. Para efeitos emergenciais (em que seu estômago e seu fígado pesarão como chumbo), um chá verde com gengibre ajuda bem na recuperação. Afinal, mal o Natal passa e já vem o Réveillon.