É difícil fazer uma lista generalizando o que você deve ter no guarda-roupa, incluindo sapatos, porque a realidade, o estilo e a rotina de cada homem é muito diferente.
Mas podemos dar algumas dicas e a decisão do que é essencial e primordial fica a cargo de cada um. Afinal, é muito mais fácil orientar a ditar uma moda que às vezes não tenha nada a ver com sua personalidade.
É tipo aquilo, tem caras que ficam super descolados com uma malha e um dockside, já outros ficam parecendo típicos “mauricinhos” com sua vestimenta de andar de barco.
Então o esquema é ter bom senso e fazer da sua sapateira uma aliada do seu estilo. Por que homem que só tem um tênis e um sapato mais social no guarda-roupa e acha que tá abafando, tá por fora.
- Oxford: são os mais clássicos de todos e um coringa no guarda-roupa. É um modelo fechado em que a parte final da amarração que cobre o meio do pé e a parte traseira do sapato são mais altas que as laterais, possuindo amarração estreita com cadarço da mesma cor. Eles podem parecer caretões ou conservadores demais para você, mas a verdade é que são os mais versáteis que existem, pois vão bem ao trabalho, em entrevistas, casamentos, formaturas, primeiros encontros, etc. Como são versáteis e você os usará muito, vale a pena investir em um sapato bom, preferencialmente de couro.
- Mocassim: pode ser mais esportivo ou formal. Ele é caracterizado por ter uma costura desenhando a parte de cima e sua base ser inteira e envolver todo o pé. Eles também são versáteis mas não ficam bons em qualquer homem. Prove e se olhe de corpo inteiro antes de decidir a compra. São uma ótima pedida para ocasiões como casual day e jantares com amigos. Os mocassins em camurça são os únicos que podem ser usados com bermudas e camisa polo.
- Botas: são uma ótima pedida para substituir o Oxford ou o mocassim em dias mais frios e caem bem com um terno informal, com jeans e até com calça social. Existem as com e sem amarração, com zíper e outras opções, sendo que as com amarração são mais formais.
- Botas de escalada: elas podem ser usadas nos mesmos momentos onde você usaria o sapatênis ou tênis, com a vantagem dar um ar mais arrumadinho: saídas para o cinema e programinhas diurnos, barzinhos à noite e todo e qualquer evento informal.
- Sapatênis: muitos torcem o nariz por deixar um visual muito “coxinha”, mas ainda são a opção elegante para o tênis, mantendo muitas vezes o conforto do qual raramente homem abre mão. Podem ser usados com jeans, calças de sarja ou cargo e bermudas. Limite-se às cores preta, marrom, cinza ou azul.
- Tênis: cada um gosta de um modelo – de AllStar, a tênis esportivos passando pelos descolados modelos Osklen. Você pode jogá-los com camisa social e calça jeans, com calça social e até terno em determinadas ocasiões.
- Chinelos: Havaianas são obrigatórias em qualquer closet. E uma opção de chinelo de couro, que além de ser estiloso e confortável, fica bem legal com bermudas de algodão ou linho e com calças de linho ou jeans mais despojados.
Não precisamos nem dizer que chinelo e papete com meias estão extremamente proibidos, né?
E por fim, ao escolher o modelo que irá adquirir, prove, prove e prove e lembre-se que a melhor hora para comprar sapatos é no final do dia, porque os pés geralmente incham até o fim da tarde. Boa sorte!