7 Fatos desconhecidos sobre o Daft Punk Descubra coisas pouco populares sobre a trajetória da dupla de house mais influente da música eletrônica gplus
   

7 Fatos desconhecidos sobre o Daft Punk

Descubra coisas pouco populares sobre a trajetória da dupla de house mais influente da música eletrônica

Confira Também

Você sabia que o Daft Punk era um trio que tocava rock? Bem antes de eles começarem a brincar com sintetizadores e batidas eletrônicas, e “Get Lucky”, os caras ralaram e tiveram seus altos e baixos. Há mais de 30 anos, Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, eram apenas dois estudantes de um colégio secundário de Paris que gravavam suas próprias demos em fitas cassete.  Hoje eles vestem capacetes reluzentes de grife, são aclamados por terem trazido o house ao mainstream e aplaudidos como a dupla mais famosa da música eletrônica no mundo. Confira a seguir sete fatos que você ignorava sobre o Daft Punk: 

1. O primeiro show do Daft Punk foi numa fazenda lamacenta do Wisconsin. A apresentação rolou num festival durante o feriado militar norte-americano, o Memorial Day, em 1996. “Éramos moleques de vinte anos e pra mim tinha sido uma das melhores que já tínhamos feito. Não era enorme, mas tocamos em plena natureza, completamente fora da cidade. Tenho ótimas memórias”, disse Guy-Manuel De Homem-Cristo  à revista Stop Smiling Magazine em 2007. “Até hoje as pessoas vão atrás destes vídeos no YouTube.”

2. O nome foi escolhido a partir de uma crítica na imprensa. A hoje infame Melody Maker fez uma resenha da única faixa original do primeiro EP da dupla, que na época se chamava Darlin’ (em homenagem aos Beach Boys). A revista britânica cuspiu no som dos caras, classificando a faixa incluída na coletânea Shimmies In Super 8 de “daft punky thrash” (algo como “lixo idiota de gente inútil”). Ao invés de ficarem putos, Thomas e Guy-Manuel Homem-Christo curtiram tanto a expressão que acabaram se inspirando nela pra batizar o novo projeto musical.

3. Daft Punk apareceu pela primeira vez na TV em 2008. Numa apresentação surpresa no Grammy, a dupla deu as caras (com capacetes, é claro) pela primeira vez na vida ao lado de Kanye West, tocando uma versão retrabalhada de “Stronger”. 

4. O pai de Thomas era produtor de disco music nos anos 70. Daniel Vangarde, pai de Thomas Bangalter, era produtor e compositor de álbuns de disco na Europa durante a década de 1970. Segundo o site Diffuser.fm, dá pra perceber a influência do filho no som do pai. 

5. Eles gravaram parte do novo álbum onde os Muppets gravavam. Algumas faixas de ‘Random Access Memories’ foram gravadas no Henson Recording Studios, onde os Muppets produziram a ‘Rainbow Connection’. O autor dessa canção em particular, Paul Williams, canta “Memories’ Touch”.

6. David Bowie já convidou os caras pra trabalhar com ele (e tomou toco). Sim! O lendário Ziggy Stardust afastou seus alteregos todos para solicitar pessoalmente que a dupla remixasse uma de suas músicas. E eles se recusaram.  Tu-dum, tssss!

7. Em 2006, eles lançaram um filme. Chamado ‘Electroma’. A história retrata dois robôs que tentam se tornar seres humanos: o filme não tem diálogo. 


Danilo Barba