Todos os profissionais almejam um melhor salário, porém, em momentos de crise essa expectativa se reduz, já que os riscos de demissão aumentam. Entretanto, mesmo em tempos ruins para a empresa, ainda é possível sonhar com este reconhecimento, desde que você tenha bons argumentos e esteja disposto a mostrar seus resultados.
“O profissional deve ter em mente que a conquista deve estar ligada aos resultados obtidos. Respeitando a política salarial e o momento da empresa. Ter a sensibilidade para requerer este reajuste e saber o melhor momento torna-se fundamental, assim, se deve criar um ambiente no qual se estabelece a política do ganha a ganha”, explica Celso Bazzola, diretor executivo da Bazz Estratégia em RH.
Dentre as ações que podem aumentar as chances de um aumento, de acordo com Bazzola, estão o desenvolvimento, formação e tempo de trabalho. Além disso, conhecer suas próprias competências é um fator decisivo para a solicitação de melhor remuneração, pois é preciso estar pronto para citar suas realizações na hora do “vamos ver”.
Para facilitar o processo de obtenção de aumento salarial, Bazzola preparou um material com os principais caminhos para ter sucesso no pedido. Confira.
HORA CERTA
Normalmente as empresas têm suas políticas de remuneração e carreira, assim, em vez de pensar no melhor momento, se deve pensar que cada ação e resultado pode proporcionar uma proximidade maior do momento de conquista de aumento. “O profissional deve se mostrar preparado para os desafios, técnicas e apto às oportunidades”, lembra o profissional.
Geralmente, o crescimento da empresa e da confiança no trabalho do colaborador proporciona o melhor momento para o pedido - e como dito, sempre respeitando e conhecendo as políticas da empresa que nortearão esse pedido.
COMO LIDAR COM O SUPERIOR
Uma conversa sobre reajustes salariais sempre deve ser realizada em momentos oportunos, com locais adequados e de preferência de maneira bem amigável. O debate deve ser de forma transparente, onde as partes expõem sua visão e necessidades garantindo a possibilidade do feedback para se chegar a um consenso positivo para você e seu chefe.
É importante também ter clareza nos objetivos, sem deixar de ser flexível. “A confiança é fundamental, tanto na hora de pedir quanto tanto na relação com o superior. Independente do resultado do pedido passe uma imagem profissional - lembrando que os valores devem seguir os padrões do mercado”, afirma o diretor executivo.
LIDANDO COM PROMESSAS
Muitas vezes o resultado da conversa serão promessas, e a pergunta que fica, então, é “como fazer com que elas sejam respeitadas?”. “É importante cumprir promessas profissionais, porém, é necessário levar em conta o momento da empresa. O que pode parecer fácil hoje, amanhã pode se tornar impossível. Portanto, faça a sua parte no sentido de resultados, desempenhos, posturas e se atente a prazos e ao que foi prometido”, diz Bazzola.
Ponto importante é documentar o que foi acordado, o que facilmente pode ser feito por meio de e-mail, com o detalhamento do proposto, pois será um documento assegurando o acordo da negociação. Caso as promessas não sejam respeitadas no devido tempo é importante à realização de uma conversa mais franca, analisando os motivos. Se houver persistência no ato de não cumprimento, se deve avaliar uma possível mudança de rumo profissional.
DESCULPAS E AMEAÇAS
A crise não é motivo para voltar atrás no combinado, todavia, pode ser uma razão para repensar as bases negociadas. Nos períodos de dificuldades, a flexibilidade é parte fundamental da habilidade profissional. Se a empresa está em dificuldade se deve repensar reajustes salariais e o profissional deve estar pronto e aberto para novos posicionamentos.
“Já em relação à negociação, sempre sugiro uma ação mais transparente e argumentativa dos motivos que levam ao pedido. Ameaçar a empresa na tentativa de sucesso no reajuste salarial é demonstrar que seus objetivos pessoais estão acima de suas responsabilidades. O caminho mais adequado sempre é a negociação entre as partes”, aconselha Bazzola.
DEU CERTO OU NÃO?
Se no final de tudo a resposta for positiva, agradeça aos seus superiores e não relaxe no trabalho, justamente para mostrar que a decisão foi boa para empresa e para você.
Mas, se o pedido foi negado, mantenha a calma! Nesse momento é preciso ter os pés no chão e continuar se esforçando para tentar de novo em no futuro. Agora, se você acha que no seu emprego atual não o valorizam como merece, o melhor a ser feito é procurar outra empresa onde você possa ter mais chances de ser reconhecido profissionalmente.
Sobre Nathalia Marques
Curiosa e heavy user de internet, sempre amou tudo que envolve o universo do jornalismo. Nas horas vagas é fotógrafa, mãe de cachorro e leitora compulsiva.
[+] Artigos de Nathalia Marques
Curiosa e heavy user de internet, sempre amou tudo que envolve o universo do jornalismo. Nas horas vagas é fotógrafa, mãe de cachorro e leitora compulsiva.
[+] Artigos de Nathalia Marques