O machismo, inato ao sexo masculino, torna o homem cego de todas as suas propriedades, inclusive a mais preciosa delas: a inteligência. O prazer sem compromisso continua sendo prazer, e apesar de muitas verdades serem inaceitáveis socialmente, a máxima das antigas que afirma com veemência que as mulheres só traem quando estão apaixonadas não procede.
A mudança de comportamento das mulheres trouxe consigo a liberdade das relações extraconjugais, assim como o homem pode X e a mulher idem, o sexo feminino passou a achar que trair com frequência não é exclusividade masculina. É necessário despir-se de vaidades e orgulhos e aceitar que todo macho, num dado momento da vida, toma um chifre. Mas, isso não acontece à toa, é sempre porque existe algum tipo de insatisfação.
Para separar os motivos que levam as mulheres a trair, foram entrevistadas 39 mulheres, das quais 20 são casadas, nove namoram e dez estão solteiras, sem caso fixo ou amizade colorida. Dentre as casadas, 13 já traíram e as outras sete continuam invictas no pecado.
Aos homens que acompanham este texto com os olhos arregalados na tela e um ninho de pulgas atrás da orelha, cabe avisar que todas as entrevistadas, inclusive as que afirmaram nunca terem traído, traçaram uma característica marcante nas puladoras de cerca: são cuidadosas e detalhistas, portanto, quando vivem uma situação delicada ou vão cometer um ato considerado perigoso, tomam os devidos cuidados e tratam os pormenores com a cautela necessária, sem deixar vestígios.
Com base nas respostas femininas a respeito da pergunta que dá título a esta reportagem, seguem os motivos:
1 - Homens não prestam atenção. A mulher fala até cem vezes o que não gosta e o marido/namorado continua fazendo. Em especial para as casadas entrevistadas, o marido se acha inabalável como chefe de família, aquele que garante o sustento da casa, então não muda suas atitudes e continua na prática do que incomoda a parceira.
2 - Ausência. Homens que acham normal fazer viagens longas, ligar só de vez em quando ou sair mais com os amigos que com a parceira são cornos em potencial.
3 - Homens que já traíram e foram pegos. É um dos motivos mais fortes e que incentivam a mulher a trair sem culpa e com o dobro do prazer; 1 - Por pagarem na mesma moeda; 2 - Por se vingarem da melhor forma, fazendo sexo com outro melhor do que fazem com o parceiro.
4 - A rotina é a assassina do amor, ou você conhece alguém que tem uma mulher que diga: "Meu amor, como eu amo ouvir você roncar!"
5 - Mulher gosta de sexo bem feito, não tem essa de rapidinha. Ficar na cultura do papai e mamãe porque ela é mãe, moça de família, namorada desde adolescência torna a mulher insatisfeita sexualmente e o homem mais propenso a ser um galhudo.
6 - Porque os homens acham normal admirar a grama do vizinho.
7 - Porque a mulher não abandona o campo de batalha. Se ela se interessou por um homem, ela vai até o final, custe o que custar. O ideal é que o parceiro não dê motivos para que ela procure outro, porque se achar, vai até o fim, mas não termina namoro nem casamento por um caso passageiro, assim afirmaram as entrevistadas casadas.
8 - Porque ter um amante é viver o nirvana, é ter os melhores momentos com um homem que jamais vai tratar de problemas com ela.
9 - Porque o homem não se cuida, fica gordo, careca e com hálito de álcool sem achar que isso atrapalha a relação. É um erro pensar que a mulher preza somente pelo companheirismo. Mulheres que não estão cegas também admiram homens de corpo sarado e bem cuidados.
10 - Porque o amante é o exorcista da rotina feminina, aquilo que o marido/namorado faz todo dia e acha que "não pega nada", ele não faz nunca e sai ganhando.
11 - Porque o amante sabe fingir bem e faz de conta que nenhuma mulher é paranóica. Assim como sabe ouvir e aconselhar.
12 - Porque o parceiro nunca foi pego em flagrante, mas deixa rastros.
13 - Os maridos/namorados não preenchem as lacunas mais comuns das mulheres enquanto os amantes são treinados para agradar.
14 - Muitas críticas, poucos elogios. O homem que reclama mais do que agrada irrita o íntimo feminino, para elas o ideal é vingar-se traindo e não os abandonando.
15 - Porque os amantes não querem conhecer a verdade, nem a intimidade do cotidiano.