O momento mais esperado do ano. A alegria contagia. A festa não para. Todos juntos com um objetivo: curtir! Não, não é o carnaval, a tradicional festa brasileira. Há outro evento que, a cada ano, tem conquistado mais gente em busca de diversão e pegação: o Spring Break. É o carnaval dos gringos!
Do fim de fevereiro até o começo de abril, as faculdades americanas se revezam e param por uma semana para a balada rolar. Estudantes do país inteiro fazem as malas e partem para a festa sem fim. Hoje, a bola da vez é Cancun, no litoral do México. No passado, eram outros destinos dentro dos Estados Unidos.
Do início dos anos 1950 até o início da década de 1980, a cidade de Fort Lauderdale, na Flórida, era o lugar preferido dos universitários para o Spring Break. Na década de 1960, o filme Where the Boys Are, em que meninos e meninas de faculdades se conhecem durante o Spring Break, tornou a cidade mais famosa pelo evento.
No entanto, a balada acabou quando o governo local aprovou leis restritivas ao consumo de bebidas alcoólicas, além de horários para as festas terminarem. Assim, no final dos anos 1980, o Spring Break mudou-se para Daytona Beach, também na Flórida. Novas medidas proibitivas encerraram a farra por lá, já nos anos 2000.
Hoje, o principal local para as festas é a paradisíaca Cancun, no México. Dentro dos EUA, Las Vegas tem se tornado um destino forte, mas ainda não tem o peso da praia mexicana. O sol, o calor e a facilidade para o consumo de álcool (nos EUA, só maiores de 21 anos podem beber) são alguns dos fatores que fazem de Cancun o point do Spring Break nos dias de hoje.
E o brasileiro, com a folia no DNA, tem entrado com tudo na farra. Cada vez mais, o evento entra no calendário dos baladeiros e baladeiras do Brasil inteiro. Marcio Guilherme dos Santos, sócio-diretor da Spring Break Viagens, especializada no evento, como o próprio nome diz, conta que a procura pelo pacote tem aumentado.
Com 17 anos de existência, a empresa é especializada em viagens-baladas. O destino Cancun no Spring Break começou há seis anos e foi ganhando força. A agência também tem pacotes para outros lugares, como Croácia, Ibiza (Espanha), Las Vegas, Mykonos (Grécia), sempre com a pegada em festa e diversão. Mas, o que faz sucesso é Cancun.
“Cada semana, tem, em média, 1,5 milhão de estudantes de férias nos EUA no período do Spring Break. Mais de 40% vai pra Cancun. O resto vai para outros destinos, nos EUA. Hoje, tem também Jamaica e Punta Cana. Esse ano vendemos muitos pacotes com a combinação Cancun e Miami”, diz, sobre um dos pacotes oferecidos pela agência (veja mais
aqui).
Depois de pesquisar na internet e ver o pessoal do Pânico na TV causando em Cancun, o estudante de engenharia Raul Soares Cardoso, de 21 anos, resolveu comprar o pacote em 2011. Não se arrependeu. As festas na piscina do hotel, o palco na praia e as baladas que fervem de noite chamaram a atenção dele.
Mas, segundo ele, o maior atrativo é a liberdade oferecida a quem frequenta a cidade. “Os mexicanos são muito acolhedores e realmente sabem fazer uma festa! Tudo o que acontece na cidade é em formato de jogos e competições, sempre com um certo teor de malícia”, conta o estudante, já com o pacote garantido para 2012.
“A principal expectativa é reviver intensamente os sentimentos do último ano. As preocupações e frustações do dia a dia somem em um piscar de olhos”, revela Raul, ansioso para embarcar logo. Ele vai ficar em Cancun entre os dias 16 de março e 1º de abril.
Marcio Guilherme dos Santos, da Spring Break Viagens, diz que o público do evento tem idade entre 20 e 35 anos. “Eu sempre abro o jogo e falo que tem 65% de homem e 35% de mulher. O que a gente brinca é que os 35% dão conta! Topless, por exemplo, é praxe por lá! E tem também body shot! Tem mulher que viaja com a gente e pede pra fazer!”, revela.
Ele diz que os brasileiros que vão para Cancun nem querem saber de conhecer o lugar. Querem é balada. “Nós não vendemos Cancun, nós vendemos Spring Break. Nosso foco são as baladas, as festas”, ressalta. Ele se lembra de alguns probleminhas que os brasileiros assanhados enfrentam durante o Spring Break.
“O mais engraçado é que brasileiro acha que é micareta e tenta agarrar a mulherada na força. Na cultura dos americanos, isso não pode! Então, um problema que a gente tem é brasileiro sendo expulso da balada porque tentou agarrar a mulherada. Toda noite tem cara expulso de balada! Tem que conversar antes de fazer qualquer coisa com elas. Se chegar errado, ela joga o que tiver na não na tua cara! Se não tem nada, vai um tapa bem dado! E você é expulso da balada sem saber o por que. O choque de cultura é grande!”.
Para finalizar, Marcio diz que a procura de mulheres pelo pacote tem aumentado a cada ano. “Tem muito cliente que vai uma vez e, no ano seguinte, compra de novo. Amulherada também vai, gosta, porque brasileira lá é VIP, os caras tratam bem, não agarram à força, respeitam. Esse ano teve um aumento de 10% no número de mulheres comprando o pacote. E também já vendi para 2013!”, conta.
É o caso da fisioterapeuta Flavia Datte, de 29 anos, e de Sandra Campitelli, hairstylist, 25 anos. Elas se conheceram no Spring Break de 2011, tornaram-se amigas e vão curtir a festa de novo em 2012. “Adorei a primeira vez e acho que vai estar mais animado neste ano, porque vamos com um grupo grande, de mil pessoas”, conta Flavia, que embarca no dia 25 de março e fica até 1º de abril.
No ano passado, Flavia aproveitou as férias para curtir o carnaval em Salvador pela quarta vez consecutiva. Depois da folia, ela buscava algum destino para aproveitar a segunda semana de folga. As amigas tinham ido para Cancun em janeiro, mas Flavia não queria um esquema família ou casal. Pesquisou no Google e achou o Spring Break. Fechou pacote com menos de três semanas de antecedência, conseguiu renovar o passaporte apenas três dias antes da viagem e embarcou sem saber muito o que encontraria.
“Não esperava tanto! Conheci gente de todos os lugares do mundo, com quem mantenho contato até hoje, por Facebook ou Skype. Superou todas as expectativas. Foi demais”, conta. Flavia diz que o melhor do Spring Break é a possibilidade de fazer novas amizades, diferente, por exemplo, do carnaval de Salvador, onde, pela primeira vez em cinco anos, ela não estará.
“É muito dinheiro para pouco conforto. Se você não está em camarote, é só perrengue. E ainda não faz amigos, fica somente com a sua turma. A interação que acontece em Cancun não existe em outros lugares. E a balada é até mais forte do que Salvador. Eu não dormi quase nada em 2011!”, analisa.
Por causa da crise na Europa e EUA, Flavia conta que os amigos estrangeiros estão apertados e não vão repetir a dose em 2012. Os ingleses, principalmente, vão segurar a grana para curtir a Olimpíada, em julho e agosto. Já o grupo da Austrália que, segundo Flavia, “grudou” com os brasileiros, vai fazer um roteiro mais curto do Spring Break deste ano.
A amiga Sandra concorda com Flavia sobre o evento em Cancun. “Essa é a segunda vez que vou para o Spring Break. No ano passado, estive presente e havia uma grande expectativa, já que decidi ir sozinha. Realmente, me surpreendi com a festa, foi demais”, diz, ressaltando o fato de conhecer pessoas de todos os cantos do mundo como o ponto alto da viagem.
Sandra vai chegar no México três dias antes de Flavia, mas elas vão se encontrar por lá. “Esse ano, vou com o grupo fechado com o Spring Break Viagens, mas sozinha, buscando novas amizades, novas experiências. Indico para todos os meus amigos, porque a festa é realmente extraordinária e vale muito a pena o pacote. No Brasil, o custo de viagem para o Nordeste é muito maior que sete dias bem divertidos em Cancun”, lembra.
Outra operadora que oferece pacotes para o Spring Break é a SB Viagens, que está no mercado há 19 anos e também é especializada em viagens badaladas. Em 2012, a agência vai levar mais de 350 pessoas para Cancún, entre 9 e 30 de março. Os pacotes são de seis ou sete noites, nos hotéis Oasis Cancun e Be Live Viva Beach All.
“Além de todos os roteiros e serviços customizados que oferecemos aos nossos clientes, neste ano, decidimos incluir o Hotel Be Live Viva Beach All como opção de estadia e fechamos parcerias com outras festas e com atrações de tirar o fôlego de qualquer mortal. As baladas desta edição são as mais tops de Cancun, como: Coco Bongo, The City Cancun, Basic Cancun, Señor Frog’s, Dady’O Night Club, Bulldog e Sweet Club”, conta Gledson Lopes, diretor da SB Viagens. Para ver as outras opções de pacotes, acesse o site da operadora
aqui.