Um bom exemplar do sexo masculino não tem medo de nada, muito menos de velocidade. Alguns deles chegam a "cultuar" a resistência ao medo gerado pela explosão de adrenalina que acontece quando somos expostos a deslocamentos intensos – não é à toa que há tantos rachas e mortes nas estradas brasileiras apesar das punições vigentes.
Mas agora você não precisa mais deixar sua família de cabelo em pé dentro do carro só porque gosta de velocidade. Quem pensa que os parques de diversão são voltados apenas para as crianças está muito enganado! Hoje em dia existem montanhas-russas de alta tecnologia que aceleram de 0 a 100 km/h mais rápido que qualquer carro popular, chegando a velocidades finais parecidas com às das superbikes.
Por causa disso, o AreaH selecionou as seis montanhas-russas mais rápidas do mundo para você por à prova seu orgulho de varão destemido. Afinal de contas, não importa o que aconteça lá em cima, macho que é macho sempre sai gargalhando de emoções intensas.
Millennium Force – Ohio, EUA
Com 94,5 metros de altura, a Millennium é a sexta montanha-russa de aço mais alta do mundo e alcança incríveis 150 km/h. Ela fica no parque de diversões Cedar Point na cidade norte-americana de Sandusky, e foi inaugurada em 2000, quando era considerada a mais alta do planeta. A Millenium foi um dos brinquedos que inaugurou a tecnologia de suspensão em substituição ao tradicional sistema de correntes.
Os 36 passageiros por trem são conduzidos sentados pelo percurso de pouco mais de dois quilômetros de extensão, e experimentam uma queda de 80 graus. No percurso que inclui dois túneis e quatro aclives, a Força G sobre o corpo pode chegar a até 4.5.
Steel Dragon 2000 – Mie, Japão
A montanha-russa japonesa fica na prefeitura de Mie, em Nagashima, e sua construção custou US$ 50 milhões. Apesar da velocidade final da Steel Dragon – ou "Dragão de Aço", batizada em homenagem ao Ano do Dragão em 2000 – ser apenas um pouco superior à da Millenium (153 km/h), ela é a mais extensa do globo, com quase 2,5 km. A montanha-russa ainda conta com um sistema de proteção contra terremotos.
Tower of Terror II – Queensland, Austrália
A terra dos cangurus não produziu apenas bons artistas, vinhos e arquitetura exemplar nas últimas décadas, mas também montanhas-russas de respeito! A Tower of Terror é prova disso, já que consegue levar os passageiros a uma velocidade de 161 km/h num trajeto retilínio de somente 306 metros. A "viagem" começa com o trem despencando de ré num túnel iluminado com luzes coloridas, dando um aspecto surreal à experiência. Em seguida, ele sobe a 100 metros de altura até iniciar a última queda, de volta para o túnel.
Até mesmo Noel Dempsey, CEO do parque Dreamworld, onde o brinquedo se encontra, comentou que "para alcançar esta velocidade [161 km/h] em apenas sete segundos e sentir a ausência de gravidade por vários segundos numa queda livre de 100 metros é uma experiência indescritível".
Dodonpa – Yamanashi, Japão
Localizada no parque temático Fuji-Q Highland, que fica na base do Monte Fuji, em Yamanashi no Japão, foi inaugurada em 2006 e foi considerada a mais rápida em 2001, chegando a incríveis 172 km/h num percurso de 1.180 metros. A Dodonpa é a mais veloz entre suas irmãs menores (Fujiyama e a Eejanaika), e utiliza um sistema de ar comprimido para lançar seus trens.
Sua queda é mais modesta que a da Tower of Terror II (52 m), porém não a impede de manter o terceiro lugar no ranking das mais rápidas do mundo. Além disso, com sua aceleração impressionante, o "brinquedo" leva o usuário à sua velocidade final em apenas 1.8 segundo.
Top Thrill Dragster – Ohio, EUA
A Dragster só precisa de apenas 853 metros e 4 segundos para "viajar" a 190 km/h. Sediada no Cedar Point, ela tomou o título de mais rápida da Dodonpa com sua velocidade final em 2003. Seu sistema de lançamento hidráulico leva os passageiros a uma queda de 90 graus de 121 metros de altura – motivo pelo qual ela exige duas grandes lâmpadas estroboscópicas para alertar o tráfego aéreo.
Um período de 30 segundos é necessário para completar o circuito da Dragster, que só perde em altura para a segunda montanha-russa mais rápida do planeta, a Kingda Ka.
Kingda Ka – Nova Jersey, EUA
Em 2004, esta montanha-russa norte-americana surpreendeu os fãs de brinquedos radicais com seus 139 metros de altura e também por cruzar a barreira dos 206 km/h. O design é muito parecido com o da Dragster e, apesar do ponto mais alto do percurso, a principal queda da Kingda Ka possui uma extensão de 127 metros e inclinação de 90 graus.
Construída no parque Six Flags Great Adventure, a montanha só não abre quando chove, pois os "pingos de chuva em contato com a pele podem causar desconforto". Com seu motor de lançamento hidráulico absurdamente potente – 20.800 cavalos – o trajeto de 950 metros fica ainda mais curto, e o passeio dura apenas 28 segundos.
Formula Rossa – Abu Dhabi, Emirados Árabes
Finalmente, a montanha-russa mais rápida da Terra. Localizada no Ferrari World, ela foi lançada em 2010 e tomou o trono da Kingda, com seus magníficos 240 km/h em somente 4.9 segundos. Isto significa que a Rossa leva não só um mas 14 piscares de olhos para chegar à sua velocidade final!
O circuito de 2.07 km foi inspirado na lendária pista de corrida italiana de Monza, e seu sistema de lançamento gera força equivalente à encontrada nas catapultas de lançamento de caças. Sua aceleração permite alcançar os 100 km/h em somente 2 segundos. O "trem" remonta os carros da Ferrari na F-1 e a montanha-russa da marca proporciona uma queda de 52 m, gerando uma Força G de 1.7. Os usuários devem utilizar óculos de proteção por causa da alta velocidade do brinquedo.