São Paulo em 48 horas! A maior cidade do Brasil te convida para conhecer o que ela tem de melhor em 48 horas e, acredite, você vai adorar! gplus
   

São Paulo em 48 horas!

A maior cidade do Brasil te convida para conhecer o que ela tem de melhor em 48 horas e, acredite, você vai adorar!

Confira Também

A capital paulista é a maior metrópole do Brasil. São Paulo oferece inúmeras atrações que podem surpreender até mesmo quem vive aqui há anos. Apesar do trânsito e das pessoas apressadas andando para lá e para cá, a terra da garoa é linda, tem história e abriga gente de todos os cantos do país.
Selecionamos lugares imperdíveis para visitar, comer, comprar e admirar. Confira:

Para conhecer

São Paulo tem papel importante na história e muito disso pode ser visitado. O centro histórico de São Paulo é lindo e é passagem obrigatória para quem deseja conhecer detalhes de cada local.
A área mais antiga da cidade é formada pelos distritos da Sé e República. Edifícios que retratam a história da cidade, centros culturais, bares, restaurantes, museus e igrejas são os principais pontos turísticos do Centro. São eles:

Edifício Itália: Segundo maior edifício da cidade e do país, com 165 metros distribuídos em 46 andares. É um dos maiores exemplos da arquitetura verticalizada brasileira.
(Avenida Ipiranga, 344 – República. (11) 3257-3953)

Catedral da Sé: Um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo e a maior igreja de São Paulo com 111 metros de comprimentos, 46 de largura, duas torres de 92 metros de altura e uma enorme cúpula.
(Praça da Sé, s/nº, Centro - próximo ao metrô Sé)

Theatro Municipal de São Paulo: Um dos maiores e importantes teatros da cidade, o Municipal é um dos cartões postais da capital paulista. Foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do modernismo no Brasil. Abriga atualmente a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Coral Lírico, o Coral Paulistano e o Ballet da cidade de São Paulo
(Praça Ramos de Azevedo s/nº - Centro – próximo ao metrô Anhangabaú. (11) 3397-0300)

 

Cine Marabá: Visita super válida. O local foi inaugurado em 1944, época em que o cinema ganhava espaço, principalmente na região central, entre as avenidas Ipiranga e São João – conhecida também como Cinelândia Paulista. Em 2007 o cinema foi fechado e passou por uma reestruturação que priorizou mesclar história com tecnologia. Em 2009 ele foi reaberto e a atual estrutura abriga cinco salas (uma delas, a maior, conta com 430 assentos)
(Avenida Ipiranga, 757 – República. (11) 5053-6881)

Pinacoteca: A Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade e um dos mais importantes do país. Sua inauguração foi em 10905 e até hoje o local abriga um acervo repleto de obras acadêmicas e do modernismo brasileiro. A Pinacoteca também é palco de exposições de artistas internacionais.
(Praça da Luz, 2 – Luz. (11) 3324-1000)

Sala São Paulo: O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País.
(Praça Júlio Prestes, 16 – Santa Cecília. (11) 3223-3966)

Parques: Se quiser conhecer parques em São Paulo a sugestão é o Parque do Ibirapuera e o Jardim Botânico. O Ibira é o parque urbano mais importante da cidade e conta com ciclovia, treze quadras iluminadas, pistas de cooper, e áreas com programação cultural. Sua área é de 1,584 km², e os seus três lagos artificiais e interligados ocupam 15,7 mil m².
(Ibirapuera:  Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº. (11) 5574-5045)

O Jardim Botânico de São Paulo está localizado na zona sul da cidade e dentro Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI). As principais atrações do local são as estufas que abrigam plantas típicas da Mata Atlântica, o museu botânico, lagos, jardins, túnel de bambu e uma trilha da nascente do Riacho do Ipiranga.
(Jardim Botânico: Av. Miguel Stéfano, 3687 - Água Funda. (11) 5067-6000)

Masp:  O edifício sede do museu, com 11.000 metros quadrados divididos em 5 pavimentos e com vão livre de 74 metros, é um ícone da cidade de São Paulo. Além de museu, o MASP é um centro cultural que proporciona diversas atividades ao público, como escola de arte, ateliês, espetáculos de dança, música e teatro, palestras e debates, cursos para professores, entre outras tantas atividades realizadas durante todo o ano.
(Av. Paulista, 1578. (11) 3251-5644)

Jockey Club de São Paulo: O Jockey Club de São Paulo também é parte integrante da história da cidade e é local ideal para quem curte corridas de cavalo. O Jockey abriga cerca de 1.400 animais da raça Puro-Sangue Inglês. Esse é o contingente que forma os programas de corridas de Cidade Jardim aos sábados e domingos, a partir das 15 horas, e segundas, com início às 18h30.
As crianças também podem curtir o Jockey Clube participando de passeio com pôneis e o playground.
(Av. Lineu de Paula Machado, 1263. (11) 2161-8300 )

Museu da Lingua Portuguesa: O espaço é dedicado à valorização e difusão de nosso idioma e expõe as palavras e seus significados usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos. Além dos espaços expositivos permanentes e temporários, o Museu da Língua Portuguesa desenvolve uma série de ações paralelas importantes para a aproximação da instituição com o seu público, como por exemplo, apresentações gratuitas, cursos, palestras e seminários.
(Praça da Luz, s/nº, Centro. (11) 3326-0775)

Mercado Municipal: Um dos mais tradicionais pontos gourmets de São Paulo, o Mercadão é o lugar ideal para encontrar uma grande variedade de alimentos. É obrigatório comer um sanduiche de mortadela onde o pão é mero coadjuvante!
(Rua da Cantareira, 306, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro. (11) 3313-3365)

Para comprar

Oscar Freire: Reduto da moda e das boas compras em São Paulo, a rua Oscar Freire é considerada a oitava rua mais luxuosa do mundo. Entre restaurantes e prédios, o glamour está presente nas diversas lojas que habitam os 900 metros de extensão. Entre as marcas famosas é possível visitar a Le Lis Blanc, Shoulder, Iódice, Ellus, Fórum, Nike, LaCoste, Tommy Hilfiger, Guess, Carmin, Opera Rock, Sergio K, Zoomp, Triton, MOB e muitas outras.

Shopping Iguatemi: O primeiro e mais tradicional shopping de São Paulo está localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima e reúne o maior número de griffes nacionais e internacionais. O local também dispõe de um amplo espaço kids dedicado às crianças.
(Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232. (11) 3048-7300)

25 de Março: O maior shopping a céu aberto de São Paulo atrai gente de todos os cantos da cidade e do país. Roupas, bijuterias, artigos para festa, decoração, papelaria e tudo mais que se possa imaginar pode ser encontrado nestas ruas.
(Saindo do metrô São Bento pela saída Ladeira Porto Geral, descendo a ladeira, a primeira rua que corta a ladeira, é a 25 de março.)

Para comer

Para começar bem o dia, nada como um café da manhã reforçado e delicioso nas melhores padarias da cidade.

Benjamin Abrahão: A padaria localizada em Higienópolis e no Jardim Paulista encanta seus freqüentadores. Entre os destaques do cardápio, o croissant de presunto e queijo é uma boa pedida. Cookies, brownies, bolo de rolo e a chipa (receita paraguaia de pão de queijo recheado com goiabada) também merecem destaques
(Rua: Maranhão, 220 – Higienópolis. (11) 3120-8070)

Comida japonesa

O bairro da Liberdade é conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa na cidade. Lá, além de ter contato com os costumes do país, você pode saborear comidas típicas em um ambiente que imita fielmente a terra do sol nascente.
Entre as opções bacanas para comer bem estão os restaurantes Takô, o Sushi Yassu e Mussashi Yakissobateria que servem comidas típicas, em ambiente agradável .
(Takô: Rua da Glória, 746 – Liberdade. (11) 3209-0134. Sushi Yassu: Rua Tomás Gonzaga, 98 – Liberdade. (11) 3209-6622. Mussashi Yakissobateria: R. dos Estudantes, 28 – Liberdade)
 
Massas e pizzas

O Bixiga é o bairro mais paulistano de São Paulo. Lá é possível encontrar atrações diversas em suas vielinhas. Cantinas, quitandas, sapatarias, lojas de artesanato, feirinhas, escola de samba e igrejas compõem o cenário do bairro. A música italiana, especialmente a tarantela, ecoa em todos os recintos gastronômicos do lugar.

Entre as boas opções estão a Pizzaria Speranza, onde a pizza de Margherita nunca é dividida com outro sabor em respeito à tradição desta pizza que foi criada em junho 1889, com as cores da Itália.
(Rua 13 Maio, 1004 – Bixiga. (11) 3288-8502)

Na Cantina da Conchetta o rodízio de massas é atraente e o preço é bem convidativo. Sem contar que o dono do local, Sr Walter Taverna é uma das personalidades do bairro e que luta por sua conservação e revitalização. Não se assuste se no meio da cantoria que os músicos fazem na casa alguma panela ou bandeja cair no chão fazendo enorme barulho. Esta é uma maneira bem italiana de agradar o freguês.
((Rua 13 Maio, 560 – Bixiga. (11) 3288-7869)

Parada obrigatória na Pizzaria Famiglia Mancini localizada na rua Avanhandava, no Centro de São Paulo. As bordas grossas e a massa crocante conquistam até mesmo os paladares mais exigentes. A carta de vinhos do local também já foi eleita como uma das melhores da cidade.
(R. Avanhandava, 25 - Bela Vista. (11)3231-0033)

Para ir com as crianças:

Museu do Futebol: Inaugurado em 2008, o Museu do Futebol foi construído pela Prefeitura de São Paulo na Praça Charles Miller, onde também está localizado o estádio do Pacaembu.
O passeio é item obrigatório para quem é fanático pelo esporte. Além de estrutura ampla em uma área de 6.900m² no avesso das arquibancadas do estádio, o preço para conhecer o museu é bem acessível: R$ 6,00.
Narrações inesquecíveis (como os gols da Copa de 58 que só puderam ser “vistos” pelo rádio), gols espetaculares, craques imortais, dribles desconcertantes, gritos de torcida, números e curiosidades do mundo da bola estão reunidos em um só espaço.
(Praça Charles Miller, S/N - Estádio do Pacaembu. (11) 3664-3848)

Estádio do Pacaembu: Inaugurado por Getúlio Vargas em 1940, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho foi palco de diversas comemorações de títulos e fatos históricos, como o gol de bicicleta de Leônidas da Silva.
(Praça Charles Miller, S/N - Estádio do Pacaembu. (11) 3664-3848)

Planetário: A atração adorada pela criançada está localizada dentro do Parque do Ibirapuera. Quando as luzes se apagam, a ótima projeção na cúpula de 18 metros de diâmetro do que seria a visão de um céu noturno, sem nuvens nem poluição, encanta e faz com que as sessões fiquem mais didáticas e divertidas.
(Ibirapuera:  Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº. (11) 5574-5045)

São Paulo, a cidade eternizada por escritores e compositores é digna de todas as homenagens e cenários que compõem sua história. Faça suas malas e aproveite o que este famoso centro urbano tem de melhor!