Os doces medievais russos eram feitos com mel, já que ainda não havia açúcar de cana na região, e podiam ser armazenados por longos períodos, já que ainda não havia geladeira.
O levashi, um doce feito de bagas ou frutas secas no formo em forma de bolinhos e depois enrolados, podia ser guardado por cinco anos sem perder o sabor.
Como uma das iguarias mais populares na Rússia medieval, os levashi eram os docinhos preferidos de Catarina, a Grande, que fazia seus “amúrnie levashi” (termo que inventou do francês, “amour”, significando “os levashi do amor”). Eles eram empacotados em caixinhas exóticas e entregues com declarações de amor.
Mais tarde, Nikolai 1º estabeleceu a tradição e decorar árvores de Natal com brinquedos e doces, e o levashi era o mais popular deles.
Conheça a receita:
Ingredientes (para 100 g)
1 kg de bagas ou maçãs
â?? de copo de água
â?? de copo de açúcar (opcional)
Modo de preparo
1. Leve as maçãs ou as bagas ao forno a 180° C por 30 minutos.
2. Retire do forno e amasse as maçãs ou bagas para fazer um purê. Misture com a água (e com o açúcar, se desejar).
3. Coloque o purê em uma forma e leve ao forno a 60° C por 24 horas.
Não se preocupe se você não tiver um forno tradicional russo, um modelo moderno cumprirá a missão.
4. Corte o levashi em tiras e enrole.
Se você quiser obter um resultado mais requintado coloque seus levashi nas tortinhas levashniki. Elas são levadas ao forno ou fritas em manteiga e eram um prato comum durante o jejum dos séculos 16 e 17. Obviamente, então se usava mel e caldas em vez de açúcar.
Você viu? Galeria: 15 vezes em que os restaurantes foram longe demaisLeia também:
Cidade na Bélgica prepara omelete gigante com 10 mil ovos
Veja mais em: BAND