A Anvisa decidiu que obrigará fabricantes de alimentos a especificar no rótulo das embalagens as substâncias que provocam alergia. Até a última quarta-feira, apenas o glúten atendia à regra.
As indústrias vão ter um ano para se adaptar as novas regras.
Estima-se que 3% dos adultos e 8% das crianças no Brasil sejam alérgicos. 90% das alergias são provocadas por ovos, leite, glúten, amendoim, nozes, peixes, crustáceos, soja e latex.
Ter contato ou ingerir algum desses produtos pode provocar desde simples coceiras a falta de ar e em casos mais graves levar a morte.
O grupo Põe no Rótulo lutou por essa decisão. Para os membros, ainda faltam algumas batalhas a serem vencidas, já que as substâncias que provocam alergia podem estar também em cosméticos, produtos de higiene e até em brinquedos.
Balões de festa, por exemplo, podem conter caseína que é um dos componentes do leite e, também, um dos produtos adicionados no processamento do latex. Neste caso, uma pessoa que tem alergia a leite pode apresentar algum tipo de problema só pelo simples fato de tocar no produto.
Veja mais em: BAND