gplus
   

Fundação Pró-Sangue realizará Dia D de Doação de Sangue

18/07/2015 00:00

Confira Também

Com o intuito de chamar atenção da população sobre a importância de doar sangue, a Fundação Pró-Sangue realizará neste sábado o Dia D de Doação de Sangue. A instituição, responsável por 32% do sangue consumido na região metropolitana de São Paulo, possui seis postos de coleta na cidade. No dia, a doação pode ser feita em dois desses postos: Posto Clínicas (Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar – Cerqueira César) e Posto Dante Pazzanese (Av. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera).

 

A intenção da ação é incentivar a doação de sangue no inverno e no período de férias escolares, já que nessa época o número de bolsas coletadas é 30% menor.


Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 1,9% dos 204 milhões de habitantes do país doam sangue anualmente. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que o número de doadores esteja entre 3% e 5% da população.


Para estimular a prática, a Nexcare distribuirá 200 mil curativos com oito estampas exclusivas com a palavra DOE à Fundação Pró-Sangue, ao HemoRio e ao Hemocentro de Campinas. Cada doador será convidado a tirar uma foto após a doação e postar desafiando amigos a doar também, construindo, então, uma corrente do bem. Para mais informações, acesse o site da campanha.

A doação de sangue pode ser feita por pessoas entre 16 e 69 anos que estão em boas condições de saúde e pesam, no mínimo, 50 kg. É necessário apresentar um documento original com foto e estar descansado e alimentado. Grávidas não podem fazer a doação, assim como mulheres que fizeram parto normal em menos de 90 dias ou cesariana em menos de 180 dias. Quem ingeriu bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem à doação ou fez tatuagem nos últimos 12 meses também estão impedidos de doar.

Veja mais em: BAND