É impossível que um flash de câmera fotográfica ou de celular deixe um bebê cego, segundo o oftalmologista do H Olhos, José Lucas de Souza Filho. Portanto a notícia do jornal Daily Mail de que uma criança chinesa, de 3 meses, teria perdido a visão após uma foto com flash não tem sentido.
Segundo o jornal, o bebê, que não teve o nome divulgado, ficou cego no olho direito e perdeu parcialmente a visão do olho esquerdo, após um amigo da família esquecer-se de desligar o flash enquanto tirava uma foto de perto da criança. Ele estaria a 25 centímetros dela.
Os pais teriam notado uma diferença na visão do bebê após a foto. Os danos causados pelo flash não poderiam ser consertados, nem com cirurgia, pois a luz forte teria danificado as células da mácula, em que raios de luz são focados.
Médicos entrevistados pelo Daily Mail disseram que a mácula não está completamente desenvolvida até os 4 anos de idade e que pais devem tomar cuidado mesmo com a luz do banheiro quando dão banho em seus bebês.
Apesar de discordar com os especialistas estrangeiros, em entrevista à Rádio Bandeirantes, o oftalmologista do H Olhos disse, que lasers de longo alcance, sim, podem causar danos aos olhos de crianças e adultos.
Veja mais em: BAND