Agosto é o mês mais seco do inverno no Brasil. Nessa época, aumentam os problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos.
Em São Paulo, 27 estações meteorológicas monitoram a qualidade do ar. Às 13h desta terça-feira elas indicavam que a umidade relativa do ar variava entre 29 e 49%. Essa é a porcentagem de água na forma de vapor existente na atmosfera. Quando o índice fica inferior a 30% é sinal de alerta e os meteorologistas da Prefeitura comunicam a Defesa Civil.
A baixa umidade do ar provoca o ressecamento de mucosas por isso este período de clima seco aliado ao aumento da poluição reforça a necessidade de manter corpo e pele hidratados. Quem pratica atividade física tem que redobrar a atenção.
A baixa umidade pode causar sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação nos olhos e até complicações de doenças respiratórias já existentes. Por isso, é bom evitar exercícios ao ar livre entre 11h e 15h, evitar muito sol, beber bastante água, usar protetor solar e creme hidratante, umidificar o ambiente com baldes e bacias ou toalhas com água, usar roupas leves e dar preferência à alimentação saudável .
Segundo o meteorologista Thomaz Garcia, "a tendência é que este cenário permaneça por mais uma semana no Sudeste e Centro-Oeste".
Veja mais em: BAND