O tempo seco que se espalha por várias regiões do Brasil nesta época do ano exige atenções extras com a saúde. Uma das doenças que podem se manifestar é a conjuntivite alérgica, causando coceira e irritação nos olhos.
Além do tipo alérgico, o contágio acontece pelo contato com secreção de pessoas contaminadas, causada por vírus ou bactéria.
As cidades com mais de 100 mil habitantes tem o dobro do risco de contaminação. É que em dias de tempo muito seco a quantidade de poluentes presentes no ar aumenta. Além disso, quando os nossos olhos entram em contato com essas partículas tóxicas, surgem as irritações e alergias como a conjuntivite. “Dói a cabeça quando olho pra baixo, sai lágrimas dos olhos”, disse o aposentado Vicente Carlos Soares. “Coça muito”, completou.
O tratamento geralmente é o mesmo: compressa com água ou soro fisiológico e um colírio específico para cada tipo. O especialista Minoru Fujii alerta para os riscos de uma conjuntivite mal tratada. “Pode levar a cegueira. Por isso, não tente se automedicar ou tentar tratamentos feitos por amigos”, apontou o oftalmologista.
Veja mais em: BAND