Próteses de titânio feitas sob medida ajudam pacientes que sofreram traumas na face. A técnica, feita a partir de moldes em 3D, facilita a reconstrução e melhora o resultado estético.
Depois de cair de uma marquise quando trabalhava, Michel passou por uma cirurgia para restaurar os ossos da face. "É a preocupação com a saúde em primeiro lugar, depois vem a aparência, porque seu rosto é seu cartão de visita, mas graças a Deus os cirurgiões tem a mão abençoada por Deus", disse o técnico de refrigeração.
Agora as sessões de fisioterapia fazem parte do tratamento. "Se houver comprometimento da mandíbula, a gente pode melhorar também a mobilidade, a movimentação para que ele possa voltar às funções básicas de alimentação, mastigação", explicou o fisioterapeuta João Paulo Martins.
Grande parte dos casos de fraturas nos ossos do rosto tem relação com acidentes de trânsito ou casos de violência.
Em todo o país, só neste ano já foram realizados mais de 14 mil atendimentos de traumas de face nos hospitais públicos. Porém, na Bahia, o segundo estado do país com maior numero de casos, só há três cirurgiões que fazem este tipo de atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O último concurso para a contratação destes profissionais foi em 2008.
Nos casos de traumas na face a agilidade no atendimento é fundamental. O início imediato do tratamento reduz em 90% o risco de sequelas.
A produção de próteses de titânio, que não são rejeitadas pelo organismo, hoje pode ser feita sob medida, a partir de moldes fabricados com base em imagens 3D que reproduzem exatamente a estrutura óssea dos pacientes. O tratamento é oferecido pelo SUS.
"Na face nós temos também a questão da respiração , da fonação, a questão estética, a questão da mastigação, então tudo isso está atrelado à região de onde o cirurgião buco maxilo atua", aponta o cirurgião Marcio Marchionni.
Foi essa técnica que garantiu a rapidez no tratamento de Tássio. O estudante levou três coronhadas em um assalto. Uma delas quebrou seu maxilar e ele teve que passar por uma cirurgia para a colocação de placas de titânio. "A cirurgia foi rápida. Depois que viram a minha recuperação eles me mandaram pra casa. Eu estou mais ou menos até novembro só em dieta de líquidos", explica o universitário.
Veja mais em: BAND