gplus
   

Medidas reduzem riscos de infecções em crianças que vão a creche

19/08/2015 00:00

Confira Também

Muitos pais que precisam colocar os filhos pequenos na escola se deparam com o mesmo problema: as crianças adoecem mais. Isso porque ficam mais expostas a vírus e bactérias e o sistema imunológico ainda não está totalmente formado. Porém, há algumas medidas para minimizar os riscos de infecções e viroses.

 

Como até os dois anos os bebês ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico, é normal que o contato com os amiguinhos facilite a contaminação com doenças.


Segundo a pediatra Fabíola Peixoto La Torre, a criança na fase de lactância, que é até dois anos de idade, ela pode ter de oito a nove episódios de infecções por ano.  “A criança fica doente todo mês praticamente, porque essa infecção ela dura aproximadamente dez a quinze dias”, explica.


Se não há outra opção, antes de deixar a criança na escola, é bom tomar algumas providências, como ensinar a criança a lavar bem as mãos e manter as vacinas dela atualizadas. “Alimentação adequada também ajuda bastante. A vitamina A, a vitamina E e a vitamina C, elas ajudam muito na imunidade da criança. Estimular bastante o aleitamento materno, também vai ajudar a criança a diminuir as infecções, dentro da escola ou até fora da escola”, aponta a pediatra.


Na hora de escolher uma escola é importante prestar atenção em algumas coisas para evitar a transmissão de doenças. Os ambientes devem ser ventilados, as salas não podem ter muitas crianças e outra coisa é a constante higienização de copos, talheres e pratos. “Cada criança tem o seu copo, cada criança tem o seu trocador e cada criança tem o seu kit de higiene”, afirma a coordenado de berçário Juliana Scherli.

Os pais também devem contribuir para evitar que um pequeno doente, acabe passando o vírus para o resto da turma. Segundo a diretora Regina Tacla, os responsáveis precisam retirar a criança da escola. “Não só quando há uma virose, quando há uma febre também, porque nunca se sabe o porquê dessa febre”.

Veja mais em: BAND