gplus
   

Hábitos podem ajudar a manter memória saudável

22/08/2015 00:00

Confira Também

Com um aumento da expectativa de vida nos últimos anos, a preocupação com hábitos saudáveis, tanto para o corpo quanto para a mente, também aumentou. Por isso, os cuidados com a memória cresceram.

 

De acordo com a neuropsicóloga Jacqueline Trindade, com o tempo há naturalmente um declínio no desempenho da memória, assim como o tônus muscular. “Porém, se estimulada, pode manter-se por mais tempo com uma boa qualidade de funcionamento”, explica.


Segundo especialistas do Centro Médico de Longevidade e Spa Kurotel, algumas práticas podem ajudar na saúde da memória. Além de fazer exercícios físicos regularmente, adotar técnicas de relaxamento no dia a dia, ter um sono de qualidade e uma dieta balanceada, é necessário fazer mudanças em sua rotina automática. Criar estratégias de memória de armazenamento, ser mais confiante e ter atividades em família, de autocuidado e de lazer ajudam na vitalidade da mente. Ler, fazer palavras cruzadas e meditar também melhora a memorização.


Em contrapartida, tomar remédios sem recomendação médica e consumir bebida alcoólica com regularidade, assim como fazer uso de cigarro, prejudicam a atividade da memória.

A fisioterapeuta Graziele Schwengber aponta que há uma melhora na realização de tarefas cognitivas, na concentração e na formação de novas associações de neurônios quando a pessoa percebe estímulos externos e os recebe no cérebro.

Veja mais em: BAND