Uma pesquisa do Ministério da Saúde feita com moradores das 27 capitais revela que de cada quatro brasileiros, apenas um consome a quantidade recomendada: pelo menos 400 gramas diariamente. O consumo é maior entre as mulheres, 28,2%, enquanto 19,3% dos homens mantêm o habito saudável.
O número é pequeno levando em consideração que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, cerca de 41,5 milhões de toneladas, atrás da China e da Índia.
A nutricionista Ana Beatriz Baptistela diz que é comum atender pacientes que não consomem frutas. “Muitas vezes as pessoas têm preguiça, muitas vezes não sabem como incluir a fruta no dia a dia. Também tem muitos pacientes que reclamam do preço, mas a gente sabe que o custo de uma dieta rica em frutas hoje representa uma economia em medicamentos”, disse.
Na hora de comprar, é melhor fugir das frutas cortadas, já há perda de alguns nutrientes.
Uma dica é ter o freezer como aliado na hora de preparar as frutas. O ideal é descasca-las e picá-las e depois coloca-las no congelador. Assim, elas poderão ser utilizadas em sucos ou vitaminas.
A nutricionista lembra que qualquer dieta que exclua frutas está errada e que não nenhum argumento para não consumi-las.
Veja mais em: BAND