A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com a ajuda do Ministério da Saúde, regulamentou a limpeza e manutenção dos sistemas de ar-condicionado em ambientes fechados e com grande circulação de pessoas, como shoppings. Para que a limpeza, que deve ser realizada a cada seis meses, seja comprovada, será necessário apresentar um registro feito com o Crea (Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia).
Segundo o engenheiro e presidente da Air ClimaClean, franquia de instalação e manutenção de ar-condicionado, Ilanez Pereira, alguns problemas na resolução impedem que ela seja cumprida. “Por parte das empresas são poucas as que seguem ou mesmo as que conhecem as regras, de forma a apresentar com regularidade os certificados de manutenção de seus equipamentos. Enquanto que, por parte dos órgãos reguladores, existem muitas exigências e pouca fiscalização”, apontou.
Algumas doenças respiratórias são causadas por causa da contaminação do ar. Por isso, a limpeza é tão importante. Pereira explicou que a falta de manutenção pode gerar outros problemas. “Filtros entupidos, trocadores de calor obstruídos e sujeiras em geral sobrecarregam o equipamento, baixam a eficiência e aumentam o consumo de energia, comprometendo também a saúde do bolso.”
Pereira acredita que ainda precisamos evoluir e melhorar a fiscalização e mão de obra. “É certo que a resolução da Anvisa foi um grande passo, mas infelizmente a educação e a falta de conhecimento sobre o tema ainda são os pontos mais fracos para a saúde do nosso ar”, conclui Pereira.
Veja mais em: BAND