2015 já é o ano com maior incidência de dengue da história. A proximidade do verão aumenta a preocupação com a doença: combinação de chuva e calor cria o cenário ideal para a proliferação do mosquito.
De acordo com o Ministério da Saúde, entre janeiro e agosto houve um aumento de 170% nos casos em relação ao mesmo período do ano passado. Quase um milhão e meio de pessoas foram infectadas no brasil. O número de mortes cresceu 70% (693 casos).
A maior parte das pessoas se infecta dentro da sua casa. É preciso prestar atenção com acúmulos de água em vazos, garrafas pet e pneus, por exemplo. O problema é saber se quem está ao lado faz o mesmo.
No começo do ano, o Exército ajudou os fiscais da Prefeitura de São Paulo a convencer os proprietários que se recusavam a abrir a porta de casa. Imóveis fechados ou abandonados poderão ser abertos à força por agentes sanitários. A lei estabelece que no caso de recusa ou ausência de alguém para autorizar a entrada da fechadura poderá ser estourada.
Em São José dos Campos, no interior paulista, a alterativa foi sobrevoar os imóveis fechados com drones, para localizar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti. O dono é identificado e, se não resolver o problema, multado.
Você viu essas notícias?
Menino de 11 anos mata menina de oito com arma do pai nos EUA
Peixe que caminha é descoberto no Himalaia
Abdução alienígena é descrita em manuscrito chinês de 500 anos
Câmeras flagram ladrão nu em bar de Taiwan
Assista:
Zoológico resgata filhote de possum pigmeu na Austrália
Galeria de fotos:
Câmeras flagram casais fazendo sexo em locais inusitados