Os primeiros sinais de demência são muito sutis e por vezes difíceis de identificar. Um novo estudo aponta que é preciso também, além de perda de memória, prestar atenção em pessoas cujo senso de humor vai ficando mais sarcástico e que têm ataques de risos à toa, pois estes podem ser sintomas da enfermidade.
Segundo pesquisa da University College London, no Reino Unido, familiares e amigos de 48 pessoas diagnosticadas com a doença e que as conheciam há pelo menos 15 anos notaram mudanças em seu senso de humor com o passar dos anos.
O estudo reportou casos de pacientes rindo em "situações inapropriadas", como durante a exibição de uma notícia de desastres naturais em um noticiário ou vendo um carro mal estacionado.
Um dos parentes disse ter visto a pessoa afetada pela doença rindo quando foi queimada com água quente.
De acordo com a pesquisa, o sintoma é mais identificado em pessoas diagnosticadas com demência frontotemporal e Alzheimer.
A viúva do ator Robin Williams, Susan Schneider, revelou recentemente que seu marido sofrida de demência com corpúsculos de Lewy (DCL), um tipo de doença neurodegenerativa que modifica os movimentos do corpo, o estado de ânimo e ainda provoca alucinações esporádicas. Schneider destacou que a doença só foi descoberta através da necropsia de Williams já que, em vida, nenhum exame conseguiu dar um diagnóstico preciso sobre o problema. A esposa do artista revelou também que seu marido sabia que "estava perdendo o controle".
Você leu essas notícias?
Bióloga espera que lama chegue diluída à área de desova no ES
Patrus reage após ser xingado em bar de BH
SeaWorld não fará mais shows com orcas
Vídeo
Datena dará carro a homem que salvou vítimas de tragédia em Mariana
Fotos