Com menos de duas semanas para a largada da São Silvestre, considerada a mais tradicional corrida de rua do Brasil, alguns corredores profissionais entram na fase final de preparação.
No entanto, alguns dos participantes ainda tentam melhorar o seu rendimento a fim de completar o percurso de 15 km pelas avenidas de São Paulo.
Para o ortopedista Emerson Garms, coordenador do Centro de Ortopedia Especializado do Hospital Santa Catarina, "a preparação adequada, aliada aos fortalecimentos de músculo, podem ser considerados ponto-chaves entre terminar a prova correndo ou sem forças".
Alimentação apropriada e treinos específicos também são outros fatores importantes. Especializado em medicina do esporte, garms ressalta ainda cinco dicas para quem está ansioso e deseja completar a São Silvestre.
Prova de 15 km não é para amadores
A corrida de rua se tornou febre no Brasil. No entanto, a preparação para correr acima de 5 km exigem preparação especial. Embora sempre existam atletas amadores se arriscando e aumentando os treinos sem qualquer cuidado, os ricos de lesões podem colocar a "vida de atleta" em xeque.
Aproveite e divirta-se
Caso sua meta seja completar o percurso e não brigar pelo pódio, aproveite para curtir o visual dos 15 km que passam pelas vias mais tradicionais da cidade. Divertir-se com os demais corredores, que aproveitam os 15 minutos de fama para vestirem fantasias e trazerem alegria aos pelotões, é outro charme da corrida que encerra as atividades esportivas de 2015 e dá início a um novo e próspero ano.
Varie o percurso
A mais famosa prova de rua do Brasil possui um percurso desafiador, com subidas acentuadas, que exigem atenção redobrada do atleta. Incluir ladeiras, de preferência no fim dos treinos, e correr pela manhã – caso esteja acostumado com treinos noturnos – pode melhorar muito a preparação.
Profissionalize a preparação
Muitas vezes, o apoio profissional, seja de um especialista da área ou então de um médico de confiança, pode fazer a diferença entre completar a corrida ou não. Recomendações assertivas sobre a alimentação, a hidratação e, por fim, os alongamentos e os exercícios musculares indicados são fundamentais para melhorar o desempenho e evitar traumas e lesões graves.
Corpo aquecido e fôlego no fim
Apesar de esquecido por alguns atletas, o aquecimento dos músculos é vital para a saúde. Além dos exercícios indicados para cada parte do corpo (joelho, pés, braços, ombros, etc.), aproveite o início da corrida para caminhar – ao invés de correr – e aquecer o corpo, já que devido ao excesso de participantes o espaço entre os atletas é muito reduzido.
Veja mais em: BAND