A mais nova esperança contra a epidemia do Zika é um produto natural que ainda está sendo pesquisado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Segundo os pesquisadores, dentro de 10 a 15 dias depois do Carnaval deste ano, a UFRJ deve divulgar que um fitocomplexo, produto derivado de plantas de fácil acesso à população, possui ação antiviral.
A pesquisa vai trazer resultados em laboratórios mostrando que esse fitocomplexo diminuiu a replicação do vírus, podendo impactar nos casos de microcefalia e na transmissão do Zika. “[O produto] tem apresentado inibição de vírus semelhantes; temos bastante confiança de que ele possa ser usado pela população”, diz o virologista consultado pela reportagem.
A notícia é um alívio, já que está cada vez mais difícil e caro encontrar repelentes de insetos nas farmácias. Em Salvador, o preço das marcas mais eficientes chegou a subir 76%, e a procura cresceu 40% desde que passou a ser um produto essencial para as gestantes se protegerem dos perigos da dengue e do Zika vírus.
Enquanto os testes não são concluídos, a alternativa, principalmente para as grávidas, é redobrar os cuidados para evitar as picadas do mosquito que transmite o vírus. Cobrir o corpo com calças, calçados fechados e blusas de manga comprida é outra recomendação para evitar a picada do mosquito Aedes aegypti. Um cuidado difícil de seguir à risca em pleno verão.
Já são mais de 3500 casos suspeitos de microcefalia em bebês detectados de outubro a janeiro no brasil. O centro de prevenção e controle de doenças dos Estados Unidos emitiu um alerta para as grávidas evitarem viajar a locais onde existe o risco da infecção pelo Zika vírus.
Para a reportagem, o médico infectologista ressalta que evitar o contato com o mosquito ainda é a única medida de prevenção conhecida. “a melhor forma de prevenção ainda é prevenção primária: evitar contato com o mosquito”.
Você viu essas notícias?
MG: amônia vaza de empresa após rompimento de cano
Inflação da educação encerrou 2015 com alta de 9,25%
Dupla cria projeto poético de viagens e mergulhos internos
Assista
Astronauta tem problema no traje e caminhada espacial acaba antes