O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, só perde para os Estados Unidos. Em média, cada brasileiro bebe 81 litros por ano. Dúvidas com relação aos benefícios ou malefícios da substância ainda permanecem.
Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de São Francisco na Califórnia, a cafeína é sim fundamental para uma dieta saudável. O estudo mostrou que ela estimula o sistema nervoso central e traz vários benefícios ao corpo, inclusive para o coração, reduzindo o risco de doenças cardíacas.
Uma outra pesquisa feita na Inglaterra revelou que o café reduz também o risco de cirrose porque melhora o funcionamento fígado.
Vale ressaltar, porém, que esses estudos foram feitos durante um período curto, de apenas um ano, e não incluíram pessoas com algum tipo de doença para a qual a cafeína é contraindicada.
“[Há] malefícios do café nos pacientes portadores de arritmia, que nós vemos no dia a dia que, quando suspendemos o café, existe uma melhora do quadro de arritmia; os pacientes portadores de gastrite, de doença do cólon, síndrome de cólon irritado e tal, essa população não deve fazer uso abusivo do café”, esclarece o cardiologista Heron Rached.
Além da cafeína, o café tem 50 outras substâncias que podem impactar nosso organismo para o bem ou para o mal. Por isso, a recomendação é que o consumo seja moderado: duas ou três xícaras por dia.
Você viu essas notícias?
Nasa testa óculos de realidade aumentada na ISS
Coelhinho sem pernas traseiras ganha mini skate
Publicidade russa provoca: fumar mata mais que Obama
Assista
Homem tira tubarão da água para fazer selfie
Reprodução
Imagens
Treinador australiano usa surfe para disciplinar cães
REUTERS