Não é excesso de zelo das mães, nem lenda da internet. Passar horas de olho em telas de celular, tablets ou computador faz mal para a vista, especialmente das crianças. O esforço visual está relacionado ao aumento da miopia, que deve atingir metade dos brasileiros até 2050.
“A miopia está aumentando na faixa etária de 8 a 12 anos”, alerta o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto. “Nós pegamos 360 crianças que tinham passado as férias frente a um microcomputador; com isso, nós observamos que nós tivemos 21% de crianças que quando retornaram às aulas no início letivo, não enxergavam bem a lousa.”
As crianças não tem que deixar de usar a tecnologia, mas é preciso ter cuidado: o computador deve estar abaixo da vista do usuário e numa distancia de cinquenta centímetros. Além disso, a cada uma hora de uso é recomendável um descanso de vinte a trinta minutos.
Se a miopia chegar a seis graus ou mais aumenta o risco de o paciente desenvolver descolamento de retina, catarata, glaucoma e degeneração macular. Para evitar isso, o melhor caminho é o tratamento ou até mesmo a cirurgia de correção na vida adulta.
Você viu essas notícias?
Sob pressão, Cardozo decide deixar cargo de ministro da Justiça
Novos astronautas da Nasa ganharão menos que político brasileiro
Casal protagoniza primeiro beijo gay da Marinha do Canadá
Assista:
Estudo põe pinguins para malhar na esteira; confira
Reprodução
Fotos:
Mãe transforma comida em adoráveis bichinhos
Reprodução / Instagram @bentomonsters
Veja mais em: BAND