O café não causa câncer, segundo amplo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que será divulgado nesta quarta-feira (15).
Cerca de 20 especialistas internacionais elaboraram um parecer para a Agência para Pesquisas de Câncer (Iarc, na sigla em inglês) e 'absolveram' a bebida de causar a doença.
Em 1991, o café foi incluído em uma lista em que aparecia como "provável causador" de câncer de bexiga. Porém agora, após analisar cerca de 500 estudos publicados nos últimos 25 anos sobre a bebida, os especialistas afirmaram que não existe qualquer evidência da relação entre o câncer de bexiga - ou qualquer outro tipo de tumor - e o amado cafezinho.
Na realidade, com essa revisão de estudos, os especialistas chegaram à conclusão que o café protege contra duas formas de tumores: aquele que atinge o fígado e outro que atinge o útero.
O parecer, segundo fontes, analisa que o ideal é consumir de três a quatro pequenas xícaras de café por dia - desde que a pessoa não sofra de doenças como cirrose, por exemplo. Agora, os analistas focarão na relação entre doenças e o consumo de chá.
A notícia de que o café poderia causar câncer foi divulgada pela OMS em outubro do ano passado.
Leia também:
Estudo apresenta benefícios do café
Holanda inaugura primeiro café-drone do mundo
Veja mais em: BAND