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Apps de consulta online aproximam médicos e pacientes

05/12/2016 00:00

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Na saúde, a tecnologia começou a ser usada para resgatar uma antiga tradição: a do atendimento médico em casa. Basta chamar por um dos vários aplicativos ou pela internet. Por razões óbvias, o serviço ganhou o apelido de “Uber” da saúde. Empresas que investem na novidade garantem que todos ganham. Para pacientes representa mais comodidade e, no caso de médicos, mais trabalho.

O novo serviço está ainda sendo regulamentado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), diz Emmanuel Fortes, 3º vice-presidente do conselho. Embora afirme que existam aspectos éticos que necessitam de controle, ele não vê problemas no uso.

“Não é um aplicativo para atendimento virtual. Trata-se apenas de um meio digital que relaciona médicos e pacientes para atendimentos presenciais.

”Um dos aplicativos mais antigos do mercado é o Docway, com mais de 2 mil médicos credenciados. Há um ano atende em grandes cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

O CEO da start-up, Fábio Tiepolo, garante que, apesar de ser uma empresa de tecnologia, o serviço segue todas as normas de ética e conduta aplicadas pelo Conselho de Medicina. 

“Os profissionais têm todos os seus registros checados nos órgãos competentes. Além disso, contamos com um sistema de avaliação no final de cada atendimento, isso baliza a qualidade do nosso serviço”, argumenta Tiepolo. Essa avaliação, entretanto, não é disponibilizada ao público, segundo ele, por uma norma do próprio CFM.

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“Nós trabalhamos essa informação internamente, direcionando o médico para diretrizes de um bom atendimento ou até mesmo para medidas mais radicais, como a exclusão da plataforma”, diz Tiepolo.

“Todo médico especialista que tenha feito residência para tal pode fazer atendimento domiciliar, esta é a única imposição legal”, afirma Daniel Lindemberg, CEO da plataforma Dr. Vem!, que tem 170 médicos disponíveis para atendimento domiciliar.

“A ideia é viabilizar e trazer mais agilidade às consultas que tantas vezes não ocorrem por causa da correria do dia a dia”, diz Vander Corteze, médico e idealizador do aplicativo Beep Saúde, que conta com 750 médicos em sua rede. “Muitas pessoas chegam em casa após o trabalho e lembram que precisam ir ao médico, mas pela hora já não conseguem mais marcar ou realizar a consulta.”

Confira alguns aplicativos disponíveis para download

aplicativoReprodução/Metro Jornal

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