Você é o que comentam? Saiba por que uma repercussão negativa no Facebook pode te custar desde relacionamentos até oportunidades de emprego gplus
   

Você é o que comentam?

Saiba por que uma repercussão negativa no Facebook pode te custar desde relacionamentos até oportunidades de emprego

Confira Também

Postar ou não postar, eis a questão. Em todo o mundo, mais de 850 milhões de pessoas se comunicam através do Facebook regularmente, gerando um volume de dados insano de 30 petabytes (30 mil terabytes). Diante deste enorme catálogo “espontâneo” de perfis, cada vez mais empregadores estão usando a rede social como uma maneira de selecionar funcionários em potencial antes de contratar. No entanto, não adianta sair por aí recheando seu perfil de qualidades e méritos, pois eles estão de olho mesmo é no que os outros falam de você.

Pesquisadores da Universidade do Missouri revelaram que os comentários deixados pelos usuários nas fotos de perfis afetam bastante a percepção física, social e até profissional de quem se expõe online. Num artigo publicado pelo jornal Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, o estudante de doutorado Seoyeon Hong, responsável pela pesquisa, garante: “As pessoas tendem a confiar mais em informações geradas por terceiros do que por si mesmas ao formar impressões”. Em outras palavras, na hora de avaliar seu perfil, as opiniões dos outros importam mais do que a autoapresentação postada para o visitante. 

Em parceria com o professor Kevin Wise, Hong mostrou diferentes fotos de um mesmo perfil do Facebook a mais de 100 universitários. Cada uma delas continha pistas sociais e qualidade de comentários diferentes. Ao analisar os resultados, eles perceberam que as pessoas que forneciam mais dicas sobre sua vida pessoal foram consideradas mais atraentes fisicamente e socialmente do que as que apresentavam somente uma foto do rosto. 

“A descoberta prova o quão importante é se apresentar de forma estratégica no Facebook”, defende Hong. Não importa o quão “profissa” seja a página do usuário: mais vale monitorar os comentários deixados pelos visitantes -- de acordo com o estudo, até mesmo piadinhas sarcásticas podem queimar seu filme. 

Mas afinal, existe uma saída para proteger sua reputação no Facebook? Bem, a dupla Hong e Wise afirma que, para isso, basta incluir fotos que inspirem algo de positivo nos perfis -- assim você aumenta a chance de receber comentários positivos. No entanto, vale lembrar que tudo depende do público que o usuário pretende alcançar, já que felicidade em excesso pode ser venenoso