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As motos mais roubadas

CNSEG aponta as motos mais roubadas do Brasil. Honda lidera pesquisa com oito entre os dez modelos mais visados

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A Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSEG), que recentemente divulgou a lista dos carros mais roubados do Brasil, agora apresenta o relatório com os modelos de motocicletas mais visadas do país. Assim como no caso dos automóveis, os modelos de motos mais vendidos, também são os mais procurados, o que coloca a Honda com oito modelos entre os dez mais roubados. Os dados são referentes ao período de janeiro a novembro de 2012. Confira a lista:

10. Honda NX-4 Falcon - Esse modelo há alguns anos disputou a liderança da lista, porém em 2012 ficou com o décimo lugar. Alta e com motor de 400 cilindradas, a Falcon é um prato cheio para os bandidos, pois além de ter um mercado bom de peças também se sai bem em fugas pela potência e pela robustez, capaz até de descer escadarias. Ao todo 1.793 unidades foram roubadas no ano.

9. Honda XR Tornado – Foram 1.833 queixas de furto ou roubo lavrados nas delegacias policiais do Brasil para a XR Tornado. Com motorização de 250cc, essa moto também tem um bom desempenho e as peças do motor servem na 250 Twister, também da Honda, o que eleva a procura dos gatunos. Em todo caso, as peças da carenagem são exclusivas do modelo.

8. Yamaha Fazer – A 250cc da Yamaha é um dos dois únicos modelos fora da Honda a estar na lista. Concorrente direta da Twister, a moto tem um bom desempenho urbano, porém por ter os índices de vendas menores às do modelo da concorrente, ela não é extremamente visada, porém ainda assim figura entre as 10 mais cobiçadas pelos ladrões com 2.332 unidades roubadas no ano.

7. Yamaha YBR – De baixa cilindrara, acessível e se vira bem no trânsito das grandes cidades. Essas características tornam a YBR uma forte concorrente da Honda CG nas vendas, consequentemente, aos olhos dos ladrões. Mas assim como a Fazer, o modelo Yamaha é bastante visado, mas não se compara à Honda. De acordo com a CNSEG foram roubadas 3.881 unidades da YBR.

6. Honda Biz – A Biz aparece duas vezes na lista. O motivo é que com o passar dos anos sua nomenclatura mudou.  Na sexta posição aparece com o nome Biz e tem 4.014 ocorrências de roubo. Fácil de dirigir, econômica e versátil esse modelo também se destaca entre os mais vendidos do Brasil.

5. Honda C100 Biz – Nas primeiras versões era C100 Biz e aparece em 2012 como a quinta moto mais cobiçada pelos bandidos com 4.639 unidades roubadas. Se somarmos os dois modelos, temos o total de 8.653 unidades roubadas.

4. Honda NXR Bros – Motor de 150cc, que compartilha peças com a GC e voltada para o uso misto, em estradas de terra e asfalto, a ciclística desse modelo conta com reforços no conjunto de suspensão. Apesar de ser larga e exigir mais atenção nos corredores, a Bros também é bastante visada pelos assaltantes, pois encara a buraqueira do asfalto nacional sem grandes dificuldades. Ao todo foram tiradas de seus donos 5.000 unidades.

3. Honda CBX 250 Twister – A Twister, como é popularmente conhecida, saiu de linha em 2008, mas seu motor de 250cc, com boa potência e vasto mercado, vez que vendeu muitas unidades nos sete anos nos quais foi comercializada, ainda hoje, três anos depois da última unidade fabricada, é uma das mais procuradas pelos bandidos.  6.277 CBX Twister foram roubadas em 2012, o que justifica o jargão dos motociclistas: “Andar de Twister é loteria, um dia um bandido te acerta”.

2. Honda CG 150 – 11.513 pessoas tiveram suas CG 150 roubadas. Um dos modelos mais vendidos do Brasil é o vice-líder e, pasme, pode-se dizer que “só perde para ela mesma”.

1. Honda CG 125 – Mítica. O primeiro modelo da Honda desde  sua chegada no país, há mais de três décadas, é a preferida dos motoboys, a moto que qualquer mecânico sabe mexer, que o proprietário encontra peças desde o centro de São Paulo até num remoto povoado de qualquer cidadezinha do sertão brasileiro; a mais vendida. Muitos são os adjetivos à CG 125. Porém, as virtudes dessa moto também fazem sua maldição. 

Foram 20.875 unidades roubadas somente nos 11 meses apurados pela pesquisa da CNSEG. Se somarmos o número de roubos da GC 125cc com a CG 150cc temos um total de 32.388 motos roubadas e se somarmos todos os outros oito modelos presentes na lista temos 29.709 unidades. Ou seja, sozinhas, as duas versões de motorização da CG tem 2.679 boletins de ocorrência lavrados a mais que todas as outras oito motos da lista juntas.

Para andar numa CG, todo cuidado é pouco. O vasto comércio de peças e acessórios e a habilidade dos ladrões e dos desmanches clandestinos para desmontá-la é impressionante, o que a faz dela a preferida, tanto do trabalhador que vai e volta de moto para o serviço, como para a bandidagem.