Já se foi o tempo em que os diamantes eram os aclamados melhores amigos das mulheres, como cantava Marilyn Monroe -- o negócio delas agora é mesmo o celular.
Os homens ainda são maioria quando o assunto é internet móvel, porém a frequência de uso de smartphones entre elas é mais acelerada. De acordo com cálculos da Ericsson, o número de pessoas conectadas à Internet móvel em todo o mundo chegará a um bilhão ainda este ano.
Mas afinal, o que é que elas gostam tanto de fazer com seus brinquedinhos portáteis? Uma pesquisa realizada com mais de 2 mil participantes pela Sophia Mind, empresa de pesquisa e inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, mostrou que a mulherada quer mesmo é se manter informada e conectada com amigos.
O estudo que acompanhou o consumo de mídia das brasileiras entre 2010 e 2011 detectou que 50% delas usa o celular para acessar redes sociais, enquanto 32% passa a maior parte do tempo trocando e-mails. Embora os pacotes ilimitados pré e pós-pagos sejam os mais procurados, o gasto médio da maioria delas com o telefone ainda está num patamar entre R$25 e R$100.
Porém, na hora das compras elas ainda preferem usar o computador -- somente 1% disse comprar regularmente pelo smartphone. Mesmo assim, mais da metade das mulheres que têm celular já acessa a internet pelo aparelho todos os dias.
A Nokia parece mesmo saber como cativar a atenção das pequenas, já que a maioria delas usa um dos modelos da marca finlandesa -- a Samsung já ultrapassou a Apple e a Blackberry, mas ainda está em segundo lugar no gosto feminino. A Tim é a operadora de telefonia mais usada por elas, com aproximadamente um terço de frequência entre as entrevistadas.
Mesmo com tantas opções e possibilidades encontradas nos telefones celulares hoje em dia, as mulheres continuam usando os aparelhos mais para conversar do que qualquer outra coisa. Depois disso, enviar mensagens de texto aparece como o segundo serviço mais utilizado, à frente da captura de fotos e navegação na web.
Outro hábito bastante frequente entre as usuárias de internet móvel, e que está crescendo, é o de assistir vídeos online: mais de 80% delas costuma realizar esta atividade duas a três vezes por semana. Será que elas irão ganhar um GirlTube em breve?