5 mandamentos de Caravaggio Saiba o que a vida do perigoso pintor italiano tem a ensinar sobre o que significa ser homem num mundo do cão! gplus
   

5 mandamentos de Caravaggio

Saiba o que a vida do perigoso pintor italiano tem a ensinar sobre o que significa ser homem num mundo do cão!

Confira Também

Um homem está sempre correndo riscos. Mais de trezentos anos antes de Martin Luther King Jr. pregar que para se ter inimigos basta dizer o que se pensa, um corajoso órfão italiano aparecia para mostrar o que não se queria ver. Fascinado pela expressão e livre de preconceitos numa época violenta, ele veio para provar que meninos acreditam em tudo, enquanto homens acreditam em si! 

Amado ou odiado como um artista genuíno, Michelangelo Merisi da Caravaggio, ou simplesmente Caravaggio, não revolucionou apenas a pintura com seu realismo intenso. Considerado violento até as últimas consequências, aos 14 anos ele já não atirava para todos os lados como um garoto, mas tinha alvos certos. 

Pobre e famoso, sádico e sensível: descubra a seguir como aproveitar as lições deixadas pela trajetória de um cara que ousou até o fim -- afinal, meninos entregam os pontos, homens acumulam.

1 - TENHA SEUS PRÓPRIOS VALORES 
Sem medo de encarar os desafios sociais provocados por seu pensamento avançado para a época, Caravaggio brincava com dogmas em seus quadros. Seu humor maduro não o abandonou mesmo quando foi acusado de assassinato e poucos estavam a seu lado: pintou sua própria cabeça decapitada e mandou para o sobrinho do Papa Paulo V.

2 - ARTE: UM ESTADO DE ESPÍRITO
Obstinado a transpor a visão onírica de mundo imposta pela religião, Caravaggio colecionava inimigos com seu temperamento incisivo e a moderna concepção artística de trazer corpos à luz. Enxergando em seu erro sua vitória, o garoto órfão gravou seu nome na história com telas que mostravam anjos e santos -- cuja anatomia era baseada em modelos vivos, entre prostitutas e mendigos.

3 - A ASSINATURA NÃO FAZ O ARTISTA
Meninos fazem cena, homens são multitalentosos. Mesmo vivendo de bolsos vazios, o artista tinha facilidade em fazer amizades e ter acesso às personalidades mais respeitadas das cidades em que passava. A única obra que assinou em toda a sua carreira foi A Decapitação de São João Batista. 

4 - CORAGEM PARA CONHECER
Caravaggio superou sua vida de garoto órfão ao decidir ser dono de sua própria história. Enquanto muitos adolescentes de sua época ficavam em cima do muro, entre tintas e pincéis ele se afirmava superando as barreiras que obscurecem o sentimento do homem. Antes de esboçar seu chiaroscuro, ele não levava nem mulheres nem desaforo pra casa -- como um macho de respeito, não se envolvia; mas era envolvente.

5 - ERRAR É VIVER
Ao mergulhar de cabeça em seu destino e sua máxima de que “o amor vence todas as coisas”, Merisi foi alvejado por vários obstáculos no caminho. Sua jornada foi duplamente rejeitada ao perceberem que, em vez de fugir como um menino assustado pelas pedras da incompreensão, um homem de verdade é capaz de agregar valor a elas e conquistar o mundo.