Uísque a preço de jóia Conheça os segredos por trás do Diamond Jubilee da Johnnie Walker, uma das misturas de uísques mais apreciadas no mundo gplus
   

Uísque a preço de jóia

Conheça os segredos por trás do Diamond Jubilee da Johnnie Walker, uma das misturas de uísques mais apreciadas no mundo

Confira Também

O que você faria se tivesse uns R$ 280 mil sobrando? Aposto que muitos fariam viagens incríveis, comprariam um carro de luxo ou optariam por um imóvel, mas o fato é que poucos dariam esta quantia por uma única garrafa de uísque. 

Mais exatamente, 60 é o número de afortunados apaixonados pela bebida que deverão adquirir por este valor seu exemplar da edição limitada de uma das misturas de uísques mais cobiçadas no cenário internacional. E por que só 60?

O mês de fevereiro foi marcado pelo Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II, que comemorou 60 anos no trono desde que ascendeu à coroa britânica. A ocasião inspirou o mestre uisqueiro Jim Beveridge e seu aprendiz Matthew Crow, que com suas pesquisas criaram uma mistura especial de malte e uísques escoseses em maturação desde 1952, ano em que Sua Majestade assumiu o reinado.

Desenvolvido com a colaboração de amantes, apreciadores e colecionadores de uísque, o Diamond Jubilee é uma bebida voltada para um público seleto que valoriza a habilidade e precisão dos mestres uisqueiros, a qualidade do material e a raridade extrema das bebidas utilizadas na edição. 

O líquido precioso vem numa garrafa de cristal Baccarat em formato de diamante apoiada por uma base também de cristal de seis pés decorados com prata Brittania. Ourives escoceses da Hamilton & Inches foram responsáveis pelos colares de diamante de meio quilate, tornando a apresentação da garrafa um verdadeiro monumento real. Cada exemplar inclui também um copo da Cumbria Crystal gravado por Philip Lawson Johnston e um livro comemorativo personalizado. Tudo isso vem numa caixa de carvalho Sandringham. 

"Temos o privilégio de poder celebrar a conquista notável da Rainha com este tributo [Diamond Jubilee], cujas vendas ajudarão a criar um legado duradouro para o supremo trabalho artesanal que ele representa", comenta o diretor da pioneira no desenvolvimento de sabores, David Gates.

A John Walker & Sons nunca revela a composição exata de seus uísques, mas mesmo assim o AreaH conseguiu saber com exclusividade que o Diamond Jubilee traz malte Speyside, Edinburgh Grain Whisky e vatting da North Country Malt Whiskies. A marca acredita que os uísques utilizados na versão comemorativa tenham sido maturados em barris de carvalho norte-americanos.  Os vattings são uma mescla de dois ou mais barris de single malts, e 60% do sabor da bebida depende do tipo de barril usado em seu armazenamento.


O malte é um componente importante no processo de destilação do uísque, e na invejável edição de luxo do Jubileu o grão é responsável pelos aromas complexos e delicados de frutas, além da característica picante e do toque esfumaçado típicos das bebidas da Johnnie Walker.

Apesar de não produzir malte, a Johnnie Walker conta com sua destilaria Cardhu, em Speyside, a qual adquiriu em 1893. Hoje em dia a companhia utiliza uísques de 28 destilarias single malt na Escócia, sem falar no acesso a enormes estoques de uísques em maturação que a marca tem no país.

Os interessados em adquirir esta edição super exclusiva da Johnnie Walker devem solicitar a importação do produto através do e-mail:  diamondjubilee@johnwalkerandsons.com.

Embora a John Walker & Sons saliente que manteve os mesmos princípios e tradições ditados por seu Master Blender, ela reconhece que pela idade dos líquidos utilizados na composição do Diamond, é "muito difícil comparar a edição especial com qualquer outra da Johnnie Walker".  

Porém, não é a primeira vez que a fabricante produz uma edição especial para um nobre. A coleção The John Walker & Sons Collection ainda inclui o King George V, versão criada em homenagem ao Rei Jorge V em comemoração ao Certificado de Garantia Real concedido à marca por ele em 1932. Este uísque incrível foi produzido a partir de bebidas selecionadas à mão em nove destilarias da época em que John Walker andou neste mundo.