Uma espécie de religião entre os homens, a arte de tomar uma cervejinha com os amigos é parte da vida da maioria dos brasileiros. Mas será que os bares e restaurantes estão servindo as loiras favoritas da população realmente geladas?
Quem nunca foi ao boteco após um dia longo de trabalho e, ansioso pelo primeiro gole, se deparou com uma cerveja quente no copo? Pois bem, não só com o intuito de evitar esta situação desagradável, mas acima de tudo, com a ideia de levar o bar para dentro de casa, a Metalfrio lançou a Premium Beer, geladeira que garante mudar o ritual de beber cerveja.
Voltada especialmente para o consumidor final, a cervejeira de 317 litros e capacidade para até 100 garrafas, é menor do que as vistas em estabelecimentos comerciais e pode ser encontrada nas cores branca e cinza. Com detalhes cromados, a Premium Beer é inspirada geladeiras de refrigerante retrô.
Para quem não aguenta mais reclamar da cerveja quente, Marco Argiona, que foi funcionário da AMBEV por mais de 20 anos e hoje em dia atua como especialista na qualidade do chopp de bares como O Torcedor e o Companhia da Cerveja, localizados nos bairros do Pacaembú e Vila Madalena, em São Paulo, dá dicas de como manter a bebida sempre gelada.
"Sempre que abastecidas, as geladeiras permanecem totalmente fechadas por sete horas seguidas, garantindo o resfriamento adequado sem mudanças bruscas de temperatura. Uma prática comum e equivocada é o congelamento de canecas ou copos. O acúmulo de gelo proporciona uma sensação refrescante, porém torna o chope aguado rapidamente, o ideal é apenas resfriar as canecas e copos secos," finaliza.
Marco ainda fala com funciona em seu bar, um dos mais visitados da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo.
"No bar, possuímos uma geladeira com capacidade para mil garrafas, onde também resfriamos os copos e taças recomendados para cada tipo de cerveja, mantendo-os na temperatura ideal para servir," explica.
Em estabelecimentos onde o movimento é muito grande, o famoso abre fecha das portas acaba prejudicando a temperatura da cerveja, que nunca se estabiliza. No mercado é possível encontrar os mais variados tipos de cervejeiras, algumas oferecem controle digital de temperatura e até portas com fechamento e travas automáticas.
O sommelier Valmir dá dicas acerca da maneira correta de armazenar a bebida. "O freezer deve manter a cerveja em uma temperatura de quatro graus. Uma casa que vende muita cerveja precisa ter um bom equipamento."
Cerveja e conforto
Quem vive nas grandes cidades sabe, é cada vez mais difícil arranjar espaço nos bares para saborear uma gelada, nos dias de verão esta missão se torna quase impossível. Com o aumento da clientela e a diminuição dos espaços, nem mesmo mesas invadindo as calçadas dão conta da demanda.
De olho neste setor, a geladeira chega ao mercado como uma espécie de concorrência aos bares, já que mais finas do que as geladeiras comuns, ela pode ser facilmente acomodada em qualquer lugar. "A Premium Beer realiza o desejo de grande parte dos consumidores de ter sua própria geladeira de cervejas", diz Adilson Lemos, gerente de marketing da Metalfrio Solutions.
Ainda sobre o tema, Valmir conta que já recebeu reclamações de clientes insatisfeitos com a cerveja. "Já aconteceu de um cliente pedir para gelar um pouco mais a cerveja, mas bastou colocar a garrafa em um balde com gelo que a bebida ficou em sua temperatura ideal."
Marco Argiona ressalta o grande número de elogios recebidos e sua satisfação pessoal. "Elogios ao nosso chopp e a nossa cerveja acontecem, o que gratifica e norteia o nosso trabalho. É uma obrigação e conceito nosso servir chopps e cervejas com excelência para nossos clientes."
Além de design moderno, a Premium Beer também pode armazenar 120 long neck, ou 240 latinhas. A cervejeira mede exatos 1.85cm e tem capacidade líquida de 276L. Todo este conforto e praticidade não saem por menos de R$2.999,00.