O apartamento de solteiro tem diversas denominações bastante particulares, mas a mais famosa é matadouro. Mas o aspecto do seu espaço íntimo não pode ser sujo nem assustador, como o lugar ao qual o apelido se refere. Ele tem que estar apto às mais diversas ocasiões, como recepções de amigos, reuniões ou até mesmo para receber a família.
Com algumas dicas fundamentais de um bom profissional, você pode transformar seu “apê”, mesmo que pequeno, num espaço em que poderá ter momentos de relaxamento e, de quebra, seduzir as mulheres que o visitarem com bom gosto. O arquiteto Tulio Xenofonte, sócio da TXT Arquitetura, dá soluções criativas e indica os melhores materiais e composições para harmonizar o ambiente.
De acordo com Xenofonte, os tons sóbrios e quentes, como cinza, verde esmeralda, laranja mais fechado, sempre misturados com marrom e preto costumam agradar clientes que querem criar essa atmosfera masculina. “Madeiras como freijó clareado e ébano de Macassar, usadas em móveis e revestimentos de paredes, completam esse clima. Já usei aço em rodapés e peças, como base de mesas de jantar, de centro e laterais, abajures, etc. Fica incrível o efeito com as cores e madeiras ditas acima”, sugere.
Segundo o arquiteto, o homem solteiro jovem tem pouco tempo para cuidar da casa. Por conta disso, os revestimentos devem ser escolhidos com essa preocupação, para a casa não virar um problema. “Porcelanatos no piso, tanto lisos, como os cimentados ou amadeirados, são ótimos para compor esses ambientes.”
Agora, para dar chamar e, principalmente, uma alargada no apartamento, sempre é bom recorrer ao bom e velho espelho. “Sempre são excelentes coringas (espelhos), tanto pelo ganho de amplitude em imóveis de um ou dois quartos, como também para dar sofisticação. As mulheres adoram. Existem os espelhos fumê e bronze, que ficam ótimos com os revestimentos ‘masculinos’”, indicou.